Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretaria Estadual de Educação homenageia nadadora paralímpica campeã dos Jogos Escolares

Larissa Rodrigues conquistou três ouros e o troféu destaque da competição

Publicação:

Servidores da Seduc prestigiaram solenidade em homenagem à atleta
Servidores da Seduc prestigiaram solenidade em homenagem à atleta - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) homenageou, na tarde desta sexta-feira (9), a nadadora paralímpica campeã dos Jogos Escolares, Larissa Rodrigues. No encontro, o secretário Ronald Krummenauer entregou à atleta uma placa pela consagração dos três ouros nas provas de 25 metros – costas, borboleta e livre na categoria S4 –, além do troféu de destaque na mesma competição.

“Temos o dever, enquanto poder público, de destacar e homenagear, devidamente, histórias de superação e talento como a da Larissa. É muito mais do que isso, é um exemplo de vida para todos nós”, enaltece o secretário Ronald.

Larissa Rodrigues é natural do município de Ipê e tem 13 anos. Ela nasceu com uma má formação congênita que atrofiou seus quatro membros, mas isso não a impediu de ser uma atleta de destaque. Seu maior sonho neste momento é representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Verão que irá ocorrer em Tóquio em 2020. “Eu quero dar tudo de mim para representar bem o meu país. Estou trabalhando focada com a minha treinadora para chegar lá. Já dá até um “friozinho” na barriga só de pensar nisso”, destaca.

"Eu quero dar tudo de mim para representar bem o meu país nos Jogos Paralímpicos de 2020 em Tóquio", afirma Larissa
"Eu quero dar tudo de mim para representar bem o meu país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020", afirma Larissa - Foto: Diego da Costa

Conforme a treinadora Fernanda Michaelsen, no início, a Larissa entrou no Jogos Escolares do Rio Grande do Sul competindo como arremessadora de peso. Como achou que seria um esforço muito grande para a menina, logo a treinadora sugeriu que ela trocasse o esporte anterior pela natação e participasse do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs, competição que reúne escolas públicas e particulares). Não poderia haver sugestão melhor. A atleta não só se destacou, como em apenas 60 dias de treinamento fez parte da Delegação do Estado do Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares. Depois disso, vieram os três ouros e o troféu de destaque em 2017. Já em 2018, Larissa ficou 15 dias treinando no Camping Escolar Paralímpico, em São Paulo, onde conseguiu agregar experiência e melhorar a sua preparação para as futuras competições. “Enxerguei desde o início o potencial dela para a natação. Ela foi muito segura nas competições que passou. Está focada para obter novas conquistas e com certeza ainda vai evoluir muito”, declara Fernanda.

A mãe da nadadora, Irene Lando, revela ter um imenso orgulho da filha e afirma estar muito feliz por ela estar descobrindo o mundo. “Quando a adotei, aos três anos, jamais poderia imaginar que ela me daria tantas alegrias. Eu aprendo muito com a Larissa todos os dias”, diz.

Circuito de Corridas Caixa

Após ter ficado 15 dias em São Paulo treinando com atletas da Seleção Brasileira Paralímpica e vivendo a rotina dos grandes competidores, agora a Larissa se prepara para disputar entre os dias 9 e 11 de março, em Porto Alegre, o Circuito de Corridas Caixa, na etapa em que concorrem os Estados das regiões Sul e Sudeste.

 

Secretaria da Educação