Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira é convidada para debate nacional sobre as avaliações educacionais aplicadas no Brasil

Encontro promovido pelo Instituto Unibanco e pelo Conselho Nacional Educação ocorreu nessa quarta-feira (16)

Publicação:

Sem título
Crédito: - Foto: CNE
Por Diego da Costa

 A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, foi uma das especialistas convidadas para participar do “Ciclo de Webnários Educação para Juventudes”. Promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pelo Instituto Unibanco, o evento, realizado na tarde desta quarta-feira, 16 de junho, promoveu a discussão sobre “Para onde vai o Saeb?”. A apresentação foi transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Unibanco.

O encontro faz parte de uma série de quatro episódios que tem como tema principal o "Presente e o futuro das avaliações educacionais".

Mediada pela presidente do CNE, Maria Helena Guimarães Castro; a apresentação também contou com a presença do presidente da região Nordeste da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima; e Tufi Machado Soares, titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“O mundo hoje é digital. O mundo do século 21 é tecnológico. Se você não conseguir dar ao aluno uma base sólida e robusta de conteúdos que estimulem o raciocínio crítico e lógico, ele vai ter dificuldades em todas as outras disciplinas”, destaca a secretária Raquel.

Ainda, de acordo com ela, as avaliações realizadas no Brasil servem como roteiro para enxergar o ensino de maneira nítida. “Hoje em dia nós temos instrumentos científicos que nos dão evidências de como o ensino está e de como precisamos fazer interferências. Esta é uma mudança importante”, reitera.

00:00:00/00:00:00

Para onde vai o Saeb? | Presente e Futuro das Avaliações Educacionais | CNE e Instituto Unibanco

Acompanhe a discussão Para onde vai o Saeb? uma conversa com especialistas promovida pelo Instituto Unibanco em parceria com o Conselho Nacional de Educação da série “Presente e Futuro das Avaliações Educacionais no Brasil”. Desde 1995, o Sistema de Crédito: Instituto Unibanco

Conselho Nacional de Educação

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Instituto Unibanco

Criado em 1982, o Instituto Unibanco atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo. O Instituto apoia e desenvolve soluções de gestão para aumentar a eficiência do ensino nas escolas públicas. Além de resultados sustentáveis de aprendizagem, trabalha pela equidade no ensino, tanto entre as escolas, como no interior de cada uma delas, com base em quatro valores fundamentais: conectar ideias, acelerar transformações, valorizar a diversidade e ser fundamentado em evidências.

O Instituto Unibanco é mantido por um fundo patrimonial (endowment), que lhe garante o alinhamento estratégico e a oferta gratuita de serviços e produtos para secretarias de educação, escolas, profissionais de educação e estudantes que participam de seus projetos.

Secretaria da Educação