Seduc apresenta primeira avaliação dos alunos de Ensino Médio em Tempo Integral

Sistema de acompanhamento do rendimento dos estudantes irá apresentar resultados a cada três meses

Apresentação dos dados ocorreu na ESPM-Sul na tarde desta terça-feira (15)
Apresentação dos dados ocorreu na ESPM-Sul na tarde desta terça-feira (15) - Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresentou, na tarde desta terça-feira (15), o resultado da primeira avaliação realizada com 1.733 estudantes ingressantes no 1ª e 2ª ano do Ensino Médio, que fazem parte das 12 escolas contempladas no Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do governo federal.  A prova, de Língua Portuguesa e Matemática, que teve o objetivo de fornecer um retrato do nível de conhecimento dos alunos, faz parte de um sistema de acompanhamento que irá produzir resultados de rendimento a cada três meses. A divulgação ocorreu durante evento na Escola Superior de Propaganda e Marketing da região Sul (ESPM-Sul), no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre.

O desempenho foi analisado por item, aluno, série, matéria e coordenadoria. A análise geral foi repassada aos professores de cada instituição de ensino para que as principais dificuldades, individualizadas, recebam reforço curricular.

No 1ª ano, o aproveitamento dos estudantes nas questões de Língua Portuguesa foi de 57,2% e 43,5% em Matemática. Já no 2ª ano, o índice foi de 62,4% e 46,4%, respectivamente.

A diretora adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Raquel Padilha, afirma que os dados vão nortear e auxiliar para que ocorram intervenções necessárias junto aos estudantes. “Cada escola e aluno, de cada região, tem desafios próprios a serem trabalhados. A partir destes resultados serão realizadas ações específicas para melhorar a aprendizagem”, destaca.

Conforme a coordenadora do Ensino em Tempo Integral da Seduc, Hilda Liana Diehl, uma das metas do EMTI, que terá a realização de diagnósticos trimestrais, é a progressiva diminuição das taxas de reprovação e abandono nas escolas contempladas com o Programa. “O acompanhamento dos resultados irá oferecer subsídio para que escolas e gestores, juntos, avaliem as ações que vêm sendo desenvolvidas, e apliquem as mudanças quando forem necessárias”, explica.

Avaliação e Diagnóstico

A avaliação diagnóstica dos alunos foi realizada em todas as 12 escolas estaduais contempladas pelo EMTI, no dia 28 de março. A prova foi composta por 30 questões, divididas em dois cadernos: 15 questões de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.

Melhoria no rendimento

A melhoria de fluxo escolar será aferida pelos dados de taxa de abandono e reprovação divulgados no Censo Escolar.A escola deve reduzir a soma das taxas de abandono e reprovação, da seguinte forma: no primeiro e no segundo ano de implementação do programa deve ocorrer a diminuição em 3,5%. No terceiro ano do Programa em diante, a escola deve alcançar e manter o patamar de até 5%.

A melhoria da proficiência deve utilizar como critério a nota média padronizada que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).