Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc aprimora o serviço de transporte para estudantes das ilhas

Trabalho de georreferenciamento feito na região gerou benefícios para os estudantes e economia para o Estado

Publicação:

Transporte nas ilhas ao redor de Porto Alegre
Transporte nas ilhas ao redor de Porto Alegre - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Estudantes da região das ilhas ao redor de Porto Alegre ganharam esta semana um novo sistema de transporte que promete agilizar a vida dos usuários e, ainda, gerar economia aos cofres do Estado. Pela primeira vez, para a execução dos serviços, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) utilizou o moderno software criado este ano e que vem otimizando o transporte de alunos em praticamente todo o Interior do Estado.
“Com esse programa de computador, conseguimos estabelecer quais as melhores rotas. Além disso, o cadastramento é completo, desde o endereço de alunos e seus pais até todos os dados envolvendo os motoristas e as empresas, o que gera segurança e agilidade no serviço”, explica a coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Luiza Moraes.
O transporte atende a cerca de mil alunos das escolas de ensino fundamental Maria José Mabilde e Oscar Schmitt e da de ensino médio Almirante Barroso – na Oscar Schmitt, o serviço começa na próxima semana, mas nas outras duas, os ônibus já estão operando.
A Divisão de Licitações e Contratos do Departamento Administrativo (DLC/DAD) da Seduc estipula que, com o sistema, a despesa do Estado com o serviço ficará pelo menos 25% mais barata – os números ainda estão sendo calculados, por isso os valores ainda não são divulgados.

Mudança
Antes do novo sistema, o transporte era feito somente por uma empresa (vencedora de licitação), que apresentava um valor fixo. Porém, de acordo com a 1ª CRE, nos últimos anos a mesma transportadora vinha ganhando as cotações por falta de concorrência. E, ainda no primeiro semestre, essa transportadora não apresentou documentos necessários para a realização do serviço – o transporte foi interrompido e nova tomada de preços teve de ser feita. Desde então, a Seduc vinha buscando uma maneira de qualificar o serviço.

No edital publicado este mês, os trabalhos foram fracionados em nove lotes (cada turno de cada escola corresponde a um lote). Dessa maneira, cinco empresas vão prestar serviços na região – algumas ganharam direito a operar em mais de um lote. O atual contrato vai até o final do ano letivo e, para 2018, novo edital terá de ser feito – seguindo as mesmas bases. “Eu estava vindo de ônibus, mas sei que não custa barato.

Transporte nas ilhas ao redor de Porto Alegre
Transporte nas ilhas ao redor de Porto Alegre - Foto: Renato Gava/Seduc

Transporte nas ilhas ao redor de Porto Alegre
Transporte nas ilhas ao redor de Porto Alegre - Foto: Renato Gava/Seduc
Que bom que o transporte voltou”, comemorou, na sexta-feira (17/11), Sabrina Cardoso (fotos ), moradora da Vila Presidente Vargas. Estudante do 6º ano da turma da manhã da Almirante Barroso, no ônibus ela trazia mochila e a casa ecológica (aproximadamente 60cm de largura e 80cm de altura) feita para a aula de Geografia.

Cerca de meia hora depois, a dona de casa Claudia Riet, no portão de casa, com um beijo se despedia da filha, prestes a entrar no ônibus, parado no outro lado da rua, rumo ao turno da tarde também da Almirante Barroso. Deixar a filha na escola, até a semana passada, era mais cansativo para a mãe: de bicicleta, ela levava a menina por cerca de 2,5km. “Era o único jeito, pois não tenho condições de pagar ônibus todos os dias. Esse transporte vai agilizar bastante a nossa vida”, acredita Claudia.

Confira mais fotos

Nos dias de chuva forte, conta ela, muitas vezes a menina era obrigada a faltar às aulas. “Eu acho bem melhor agora, chego na escola mais descansada”, lembrou Amanda.

Secretaria da Educação