Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc capacita assessores das Escolas em Tempo Integral para Avaliação Diagnóstica

Sistema de monitoramento do rendimento dos estudantes será aplicado entre os dias 10 e 12 de julho

Publicação:

Capacitação da Avaliação Diagnóstica destacou a importância da participação das escolas
Capacitação da Avaliação Diagnóstica destacou a importância da participação das escolas - Foto: Lucas nogare
Por Diego da Costa

Com o intuito de promover uma capacitação para aplicação da Avaliação Diagnóstica do desempenho dos estudantes das Escolas em Tempo Integral, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou, nos últimos dias 5 e 6 de junho, um encontro com os representantes do programa das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O evento, realizado na Escola Parobé, na Capital, buscou sensibilizar os integrantes para a importância de produzir um retrato do nível de conhecimento dos 15 mil alunos das 92 instituições de Ensino Fundamental e nas 21 de Ensino Médio. A Avaliação Diagnóstica, que irá monitorar o rendimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, ocorrerá entre os dias 10 e 12 de julho.

Conforme a assessora do Ensino em Tempo Integral da Seduc, Elida Montani, uma das metas na realização de diagnósticos é a progressiva diminuição das taxas de reprovação e abandono nas escolas contempladas com o Programa. “O acompanhamento dos resultados irá oferecer subsídio para que escolas e gestores, juntos, avaliem as ações que vêm sendo desenvolvidas, e apliquem as mudanças quando forem necessárias”, explicou.

A consultora responsável pela realização das avaliações diagnósticas, Janaína Audino, avaliou que a formação com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) é fundamental para uma melhoria significativa na participação das escolas. “Este é um processo construído por muitas mãos e, felizmente, nós verificamos que quanto mais nós trabalhamos estas questões, melhor é o rendimento e maior é a participação”, afirmou.

Capacitação,que ocorreu na Escola Parobé,na Capital,reuniu assessores das Escolas em Tempo Integral
Capacitação,que ocorreu na Escola Parobé,na Capital,reuniu assessores das Escolas em Tempo Integral - Foto: Lucas Nogare

Avaliação e Diagnóstico

Foram realizadas, ao longo de 2018, duas provas com o Ensino Fundamental e três com o Ensino Médio. O desempenho foi analisado por item, aluno, série, matéria e coordenadoria. A análise geral foi repassada aos professores de cada instituição de ensino para que as principais dificuldades, individualizadas, recebam reforço curricular.

Entre os dias 10 e 12 de julho, será realizada a primeira prova de 2019 com o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Secretaria da Educação