Seduc capacita municípios para controle da frequência escolar do Programa Bolsa Família

Próximo encontro ocorre no dia 18 de outubro no município de Cruz Alta

2° Coordenadoria Regional de Educação recebeu a formação no último dia seis de outubro - Foto: Divulgação Seduc

Com o objetivo de propiciar uma maior aproximação dos municípios com os diferentes aspectos que englobam o Programa Bolsa Família, incluindo medidas efetivas para o controle da frequência escolar, a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), está realizando capacitações por todo o Estado com os gestores públicos municipais responsáveis pela garantia de recebimento das verbas federais do programa.

Para melhor deslocamento dos servidores dos municípios, essas formações estão ocorrendo na sede das Coordenadorias Regionais da Educação. O público alvo são prefeitos, secretários municipais da Educação e coordenadores municipais do Programa Bolsa Família na Educação.

De acordo com o operador estadual auxiliar do Programa Bolsa Família na Educação, Clark Balbueno Sarmento, as formações estão sendo realizadas a fim de propiciar uma familiarização dos municípios com os diferentes aspectos que englobam o Programa Bolsa Família. “A ideia é desmistificar a crença de que a responsabilidade pela gestão e supervisão do Programa cabe somente às Secretarias Municipais de Assistência Social", explica.

Para a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família na Educação, Carolina Miranda Messa, as capacitações estão tendo um retorno muito positivo por parte dos municípios. “Percebemos que a partir das capacitações os coordenadores antigos que tinham muitas dúvidas a respeito do Bolsa Família agora estão conseguindo ampliar o seu entendimento. Reforçamos a relevância das ações intersetoriais que podem ser feitas pelo Comitê Municipal do Programa e o quanto isso é importante para o acompanhamento dos beneficiários em todas as áreas”, destaca.

Ao todo, já foram realizadas sete capacitações, sendo elas nas seguintes coordenadorias:

Bento Gonçalves (24/05/2017);

Santa Maria (16/08/2017);

Santana do Livramento (28/09/2017);

Uruguaiana (29/09/2017);

Guaíba (04/10/2017);

Osório (05/10/2017);

São Leopoldo (06/10/2017).

As próximas capacitações estão marcadas nas seguintes datas:

8ª Cruz Alta (18/10/2017)

9ª Santo Ângelo (19/10/2017)

10ª Estrela (20/10/2017)

Contato

O contato para dúvidas, sugestões, reclamações e esclarecimentos podem ser realizados através do telefone (51) 3288-4790 ou pelo e-mail bolsafamilia@seduc.rs.gov.br.