Seduc cede novos ônibus para municípios integrantes do Peate

Cessão de Uso foi assinada pelo secretário Ronald Krummenauer nesta sexta-feira (18) - Foto: Diego da Costa

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, recebeu, na tarde desta sexta-feira (18), os prefeitos dos municípios de Cerrito, Dom Pedrito e Piratini.  O encontro teve o objetivo de oficializar um acordo de cessão de uso de quatro ônibus, de propriedade do Estado (oriundos do Programa Caminho da Escola), para utilização das administrações municipais. O intuito é qualificar o atendimento do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) nas regiões.

“ Estamos buscando soluções em conjunto, junto aos municípios, para atender da melhor forma possível os nossos alunos, independentemente de pertencerem à rede estadual ou municipal”, destaca o secretário Ronald Krummenauer.

O município de Dom Pedrito foi contemplado com um dos quatro ônibus no acordo de cessão de uso. De acordo com o prefeito, Mario Augusto de Freire Gonçalves, o auxílio do Estado, para a prestação de serviço, irá solucionar a demanda existente. “Tínhamos uma grande dificuldade no transporte escolar na nossa cidade. O acordo vem em boa hora e nós poderemos atender completamente os alunos da área rural”, explica.

Encontro realizado na Secretaria Estadual de Educação reuniu representantes dos municípios de Cerrito, Dom Pedrito e Piratini - Foto: Diego da Costa

Presenças

Ainda estiveram presentes os secretários de Administração e de Educação de Cerrito, Jerri Luiz Gomes e João Carlos Deniz, respectivamente; o secretário de Educação e Cultura de Dom Pedrito, Marco Antônio Rodrigues; e a secretária de Educação de Piratini, Fransilene Madruga.

Apoio ao Transporte Escolar (Peate)

O Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) transfere recursos financeiros aos municípios que realizam o transporte de alunos da educação básica da Rede Estadual, residentes no meio rural.

Para participar do Peate, o município deverá se habilitar ao Programa, mediante a assinatura de um Termo de Adesão, sem necessidade de qualquer outro acordo, contrato ou convênio.

Para fins de recebimento de recursos financeiros são considerados os alunos da rede pública estadual, residentes no meio rural, com distância mínima de dois quilômetros entre sua residência e a escola pública mais próxima.