Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc disponibiliza versão online do livro que conta a história do Curso Normal no Rio Grande do Sul

Publicação:

Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul
Basta clicar no link para, gratuitamente, baixar a obra - Foto: Lucas Peres
Por Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de seu Departamento Pedagógico, está disponibilizando o livro Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul. A obra resgata, através de fotos e um conjunto de narrativas, a trajetória da modalidade de ensino responsável pela formação de professores. Para ter acesso à obra completa e depois fazer o download basta clicar aqui.

O Rio Grande do Sul é um dos poucos estados que ainda mantêm o Curso Normal - atualmente, a rede estadual possui cerca de 100 escolas da modalidade. “Foi uma honra participar desse resgate histórico. O Curso Normal faz parte da história da educação gaúcha, ao longo dos seus 149 anos de existência formou milhares de professores e professoras, tornando-se o principal curso formador de docentes do século XX no Rio Grande do Sul”, informa o assessor pedagógico da Seduc Clark Balbueno Sarmento, um dos organizadores da obra.

O livro de 312 páginas foi disponibilizado a todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), à Divisão Porto Alegre e às escolas envolvidas. Agora, todos terão acesso ao trabalho.

Secretaria da Educação