Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc e Fepad organizam seminário na próxima terça-feira

Inscrições online para o evento na PUC vão até domingo

Publicação:

Seminário
Seminário
Por Seduc

O Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc) e o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Rio Grande do Sul organizam, no dia 22 de maio, o Seminário Estadual do Fepad/RS – Políticas de Formação Docente: Articulações entre Redes. As inscrições devem ser feitas online até o dia 20 (acesse aqui).

O evento será no auditório do Prédio 40 da PUC (Avenida Ipiranga, 6681, Bairro Partenon, Porto Alegre), das 8h30 às 17h, e é voltado para acadêmicos, gestores estaduais e municipais e professores da rede pública de ensino.

De acordo com o DP, o objetivo do Seminário é discutir as dimensões e transformações atuais na formação inicial e continuada de professores, considerando-as como intersecção de conhecimentos e experiências, promovendo espaços de reflexão propositiva entre as redes de Ensino Básico e Superior. 

Mais informações pelo e-mail plataformafreire@seduc.rs.gov.br

Confira a programação do evento:

8h30  Credenciamento
9h Mesa de Abertura (convidados): Carlos Lenuzza (DEB/Capes), Ronald Krumennauer (Seduc), André Lemos da Silva (Undime), Sônia Rosa (Fepad) e Irmão Manuir Mentges (PUC-RS)
09h30 Painel 1 - Política de Formação Inicial e Continuada de Professores: uma discussão no contexto nacional. Painelistas – Nilson Cardoso (Forpibid), Maria Beatriz Luce (Ufrgs) e Josenilda Maués (Forparfor). Mediação - Adriana Kampff (PUC-RS)
10h30 intervalo
10h45 Política de Formação Inicial e Continuada de Professores sob as lentes do FEPAD. Painelistas – Marie Jane Carvalho (UFRGS), Renato Nunes (UNISC), Sônia Rosa (SEDUC) Mediação - Luis Fernando Gastaldo (UFFS)
11h45 Perguntas gerais
12h10 Salas temáticas com os representantes do Fepad/RS como debatedores
13h30 Temas: 1. Base Nacional Comum Curricular 2. Residência Pedagógica e Programa de Iniciação à Docência – PIBID 3. Educação à Distância
Obs.:O evento ocorrerá no Auditório do Prédio 40, situado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As salas temáticas serão divulgadas junto ao credenciamento, no dia do evento.

Secretaria da Educação