Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Direitos Humanos é tema na rede de escolas públicas do Estado

Previsão do Plano de Trabalho é que atividades iniciem em 30 dias

Publicação:

 
Encontro da última sexta-feira (16) deu início ao Plano de Trabalho que deve ser executado em 30 dias
Encontro da última sexta-feira (16) deu início ao Plano de Trabalho que deve ser executado em 30 dias - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com Procuradoria Geral do Estado (PGE), iniciou, a elaboração de um Plano de Trabalho para a formação continuada sobre Educação e Direitos Humanos aos professores da rede estadual.
A iniciativa  estipula que as instituições de ensino desenvolvam atividades em sala de aula para tratar do assunto com os estudantes. Serão abordados os seguintes temas: sustentabilidade, criança e adolescente, raça e etnia, gestão e mediação de conflitos, justiça restaurativa, gênero e diversidade sexual, pessoas com deficiência, idosos, trabalho escravo contemporâneo, migrantes e xenofobia e intolerância religiosa. A previsão é de que as atividades iniciem em 30 dias.

Conforme a coordenadora do setor de Diversidade e Direitos Humanos da Seduc, Sônia Santos, a meta é organizar um trabalho em rede, divulgando a importância dos Direitos Humanos na elaboração de atividades pedagógicas. “Queremos organizar dinâmicas de formação com os nossos professores. A partir daí eles poderão desenvolver atividades que contribuam no debate com a comunidade escolar”, explica.

O coordenador Adjunto da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado, Jorge Terra, destaca a importância de trabalhar os temas de forma sistemática nas instituições de ensino. “ A partir do momento que promovermos ações conjuntas, a sistematização das formações se torna muito mais efetiva”, afirma. Reunião entre a Seduc e a PGE, na sexta-feira (16), alinhou as primeiras ações.


Cipave

Com o intuito de fazer uma aproximação com as escolas, o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) irá trabalhar juntamente com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com o Departamento Pedagógico da Seduc para a concretização das formações.

Vigência do Termo de Cooperação

O Termo de Cooperação terá vigência até 31 de dezembro de 2018, com possibilidade de renovação mediante Termo Aditivo.

 

 

 

 

Secretaria da Educação