Seduc incentiva adesão ao Programa Galera Curtição

Até o momento 14 Escolas Estaduais da Capital já se inscreveram no programa

Encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (14)
Seduc incentiva adesão ao Programa Galera Curtição - Foto: Diego da Costa

Com o objetivo de incentivar a adesão ao Programa Galera Curtição nas Escolas Estaduais em Porto Alegre, as Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e Saúde (SES) promoveram, na tarde desta quarta-feira (14), na sede da Seduc, uma reunião com os diretores das instituições de ensino para explicar como se inscrever no projeto da Prefeitura de Porto Alegre.

O Programa Galera Curtição é um esforço da Prefeitura de Porto Alegre através de suas Secretarias Municipais de Educação e Saúde para abordar os conceitos do Programa Saúde na Escola (PES) do Governo do Estado.

De acordo com o secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, este é um programa que funciona de forma integrada e visa atender o bem-estar dos alunos. “ Tanto o PES como o Galera Curtição são programas que tratam de temáticas essenciais para o desenvolvimento dos nossos jovens. Para que os alunos possam estar mais informados e conscientes sobre os temas da atualidade nós queremos incentivar a toda nossa comunidade escolar a trabalhar estas diretrizes de educação e prevenção à saúde”, explica.

Conforme o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo, o Rio Grande do Sul atualmente é o Estado campeão em novos casos de AIDS. Para ele é uma necessidade trabalhar assuntos relacionados à sexualidade e a prevenção de doenças numa faixa etária que ainda não tem uma vida sexualmente ativa. “Nós precisamos trabalhar antes. De forma antecipada com nossos adolescentes e jovens. Para prevenir a infecção nós temos que informar e dialogar em todos os âmbitos. Por isso, nós queremos promover esta parceria que trata de assuntos fundamentais na formação dos futuros cidadãos”, destaca.

Para a professora Maria Luiza de Moraes, coordenadora da 1° CRE, educação e saúde caminham juntas no processo de formação do indivíduo. “Se nós não incentivarmos, não dialogarmos, não ensinarmos para os nossos jovens dos cuidados que eles têm que ter, infelizmente não vamos a lugar algum. Eles não vão procurar esta informação sozinhos. Por isso, esta integração é tão importante”, afirma.

Segundo a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Fagundes de Mello, Márcia Azevedo, as iniciativas propostas pelos programas Saúde na Escola e Galera Curtição, são essenciais para poder desenvolver o trabalho com os alunos. “ Eu pessoalmente valorizo muito estas ações de engajamento dos estudantes. Este caminho de levar os profissionais da saúde para dentro das escolas é vital para a efetividade de políticas públicas como a vacinação. O jovem não vai sozinho ao Posto para pegar camisinha ou para se vacinar. Para isso ocorrer nós precisamos ensinar, mostrar e se possível fazer chegar até eles este serviço. Do contrário é um esforço que pode ser em vão”, analisa.

Programa Galera Curtição

O Galera Curtição é um jogo entre escolas municipais e estaduais do município de PortoAlegre cujas temáticas das atividades estão relacionadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis IST/HIV/AIDS, uso abusivo de álcool e outras drogas, gênero, diversidade sexual, sexualidade, bullying e preconceitos relacionados a raças, cor e etnias.

?

Este Projeto é um esforço da Secretaria Municipal de saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de educação (SMED), em abordar os conceitos do Programa Saúde na Escola (PSE) no âmbito municipal, promovendo um movimento de construção de conhecimentos nas escolas municipais e estaduais sob a alcunha de projeto cultural e educativo.

Maiores informações sobre os jogos, as premiações e como se inscrever podem ser conferidas diretamente no site https://www.galeracurticao.com.br/perguntas-poa