Seduc inicia semana de mobilização do Dia D da Nova Base Curricular

Plataforma do Referencial Curricular Gaúcho ficará aberta novamente entre os dias 6 e 10 de julho

Link de acesso fica localizado do Referencial Curricular Gaúcho no terceiro banner, de cima para baixo, no canto direito da tela
Link de acesso do Referencial Curricular Gaúcho fica localizado no terceiro banner, de cima para baixo, no canto direito da tela - Foto: Seduc

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está iniciando a semana de mobilização para o segundo Dia D da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro, que ocorre na sexta-feira (6), será dedicado para o debate das competências e normativas da Nova Base, bem como para a construção do Referencial Curricular Gaúcho, que terá, entre os dias 6 e 10, a sua plataforma digital aberta novamente. No dia 6, sexta-feira, pela manhã, os alunos não terão aulas, já que o os professores farão trabalho interno. Após se cadastrarem no site, os educadores das redes estadual e municipal, e de escolas privadas, poderão oferecer sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo, a ser implementado a partir de 2019.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, o período de contribuição dos professores, na plataforma digital do Referencial Curricular Gaúcho, se encerrou no dia 30 de maio. Entretanto, entre os dias 6 e 10, a plataforma estará disponível novamente para que os professores façam uma reflexão coletiva sobre o tema. “Nós teremos um segundo dia de mobilização que irá aprimorar as contribuições que já foram destacadas. É muito importante que todos participem deste processo, que norteará os currículos das escolas estaduais, municipais e privadas a partir de 2019”, explica.

A etapa seguinte será realizada até o final do mês de julho, quando ocorrerão audiências públicas sobre o tema, com a participação de toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.

Referencial Curricular Gaúcho

Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, está buscando junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de consolidação ainda em 2018 e implantação em 2019, o novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, a ideia é de que estas mudanças ocorram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.