Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc lança 25ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias

Sessão de autógrafos com os alunos ocorre no dia 10 às 13h na Feira do Livro

Publicação:

Os jovens escritores concederam autógrafos durante a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre no ano passado
Os jovens escritores concederam autógrafos durante a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre no ano passado - Foto: Arquivo Seduc
Por Diego da Costa

Com o intuito de incentivar a leitura e o exercício da produção textual dos estudantes, a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), está lançando a 25ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias.  A todo, 95 alunos do interior do Estado e da Capital foram selecionados para serem os autores da obra que terá uma sessão de autógrafos na Praça Principal da 63° Feira do Livro de Porto Alegre na próxima sexta-feira (10), às 13h.

Os estudantes virão acompanhados com 84 professores e terão todas as suas despesas pagas. Os alunos que residem em locais com mais de 300 quilômetros de distância da Capital terão hospedagem com café da manhã e almoço no Hotel City. Aqueles que residem mais perto terão o transporte.

No dia 10, ainda na parte da manhã, a Seduc irá premiar com um certificado todos os participantes em cerimônia oficial na sede da Secretaria Estadual de Educação.

Segundo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), Maria do Carmo Ferreira Mizetti, a publicação que reúne poesias, contos, desenhos e crônicas dá todo o protagonismo para os estudantes. De acordo com ela, é uma excelente oportunidade para os jovens gaúchos mostrarem o seu talento e serem reconhecidos por isto. “ Os alunos virão para Porto Alegre, muitos deles pela primeira vez, e serão hospedados com seus respectivos professores. Tenho certeza que é uma experiência incrível para eles, pois também é para nós educadores”, destaca.

 Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias

 Tendo por objetivo principal estimular a auto expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na escola, o Programa Crianças e Jovens do Rio Grande escrevendo Histórias chega em 2017 na sua 25ª edição.

A produção deste livro é o resultado de um trabalho sistemático e contínuo, voltado para a formação do hábito de leitura, incentivo à produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.

Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, os trabalhos podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais, enquanto que os demais níveis podem apresentar suas produções nos diferentes gêneros literários (poesia, conto, crônica, história em quadrinhos, etc.) acompanhados ou não de ilustrações criadas pelo autor.

Os trabalhos são preservados na íntegra, conservando a originalidade, a autenticidade e a criatividade dos autores, observando a correção do professor/comissão. Os textos e produções artísticas foram selecionados pela Seduc, através da Comissão Técnica Julgadora, que avaliou os melhores trabalhos para publicação no livro.

A culminância do Programa é o lançamento do livro numa cerimônia de premiação, que acontecerá em dois momentos festivos, um na Secretaria Estadual da Educação e outro na Feira do Livro de Porto Alegre.

 

 

 

Secretaria da Educação