Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc lança Livro e realiza seminário sobre Territorialidades Negras no RS

Publicação:

Lançamento do livro ocorre nesta quarta (14), às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul
Lançamento do livro ocorre nesta quarta (14), às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) irá promover nesta quarta-feira (14), às 17h, na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, o lançamento da obra “Territorialidades Negras no Rio Grande do Sul”.
O evento, que será realizado dentro do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, será o encerramento da programação do Seminário da Linha de Pesquisa que dá origem ao livro. O Seminário  que inicia às 9h, no Auditório da Caixa Econômica Federal, faz parte da Jornada Pedagógica do Curso Normal e tem o objetivo de capacitar os professores e assessores das Coordenadorias Regionais de Educação envolvidos com a temática.


O livro de 210 páginas conta com 47 artigos escritos por professores e grupos de alunos a partir das reflexões provocadas pela temática, como explica a assessora de Educação das Relações Étnico-Raciais da Seduc, Adriana Santos: “É o resultado do trabalho de 3 anos de pesquisa e os trabalhos mostram o desenvolvimento do projeto com os estudantes e professores”, afirma.


Territorialidades Negras


A linha de pesquisa “Territorialidades Negras no RS” investiga e estuda o pertencimento da presença negra nas diferentes localidades no Rio Grande do Sul. O projeto prevê uma ação contínua e permanente dentro do currículo das 99 escolas de Ensino Médio com Curso Normal onde, anualmente, deve ser trabalhada. O objetivo é atingir, além dos estudantes de Curso Normal, os estudantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Secretaria da Educação