Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc lembra o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Publicação:

decreto nº 53.817, do governador José Ivo Sartori, instituiu o Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares
Decreto nº 53.817, do governador José Ivo Sartori, instituiu o Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação, por meio da sua assessoria das Relações Étnico-raciais, do Departamento Pedagógico, destaca a importância do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, nesta terça-feira, 21 de março. A data, instituída pela ONU, lembra o massacre de Shaperville, na África do Sul, quando foram mortas 69 pessoas e feridas outras 186, pelo exército, durante uma manifestação contra o Apartheid.


Para Adriana Santos, assessora das Relações Étnico-raciais da Seduc, a data nunca esteve tão atual. De acordo com ela, ainda hoje, depois de 49 anos do ocorrido, ainda é preciso continuar lutando contra a discriminação racial diariamente. “Nós educadores temos uma grande responsabilidade. A formação integral do aluno está em nossas mãos. É desta formação que depende a construção de um mundo melhor e uma vida melhor para todos”, destaca.


Plano Estadual


No dia 28 de novembro de 2017, o decreto nº 53.817, do governador José Ivo Sartori, instituiu o Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino das Histórias e das Culturas Afro-brasileiras, Africanas e dos Povos Indígenas. Entre os objetivos do Plano estão: a execução dos marcos legais e internacionais, o cumprimento das proposições da Organização das Nações Unidas (ONU), o combate ao racismo e a garantia das condições institucionais para consolidar a educação étnico-racial em todas as instâncias educacionais e níveis de ensino.


A cartilha completa do Plano está disponível aqui

Secretaria da Educação