Concurso contou com a participação de 189 instituições de ensino e 187 educadores do Rio Grande do Sul na etapa estadual

O professor Tailur Mousques Martins e a Escola Wolfram Metzler,  de Venâncio Aires, foram os destaques nas premiações
O professor Tailur Mousques Martins e a Escola Wolfram Metzler, de Venâncio Aires, foram os destaques nas premiações - Foto: Giulia Godoy

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Educação (Consed) promoveram na manhã desta quarta-feira (13), na Praça de Eventos Luiz Quartieri Filho, a cerimônia oficial de entrega da etapa estadual dos prêmios Gestão Escolar 2017 e Professores do Brasil. Ao todo, seis professores e três escolas foram contemplados numa disputa que envolveu 189 instituições de ensino e 187 educadores no Rio Grande do Sul.

O Prêmio Gestão Escolar teve a sua primeira edição em 1998 e tem o objetivo de estimular que as escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola.

Já o Prêmio Professores do Brasil foi instituído pelo Ministério da Educação no ano de 2005 com o intuito de valorizar o trabalho dos professores da rede pública de todo o Brasil, além de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de educadores que contribuem para a melhoria de processos de ensino e aprendizagem.

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, destaca o trabalho desenvolvido pelos professores que auxiliam no desenvolvimento da educação no Estado. “Nossos professores e diretores estão tendo o reconhecimento merecido. Sabemos das dificuldades, mas sabemos também que a dedicação aliada à boa gestão promovem melhorias significativas na vida dos nossos alunos”, afirma.

De acordo com o segundo Tesoureiro da Undime, Marcos Delba, são nas atitudes simples que se promove a mudança. “ Este é um momento de prestigiar os nossos professores que fazem esta diferença. Nas coisas simples, no dia a dia, na vida das crianças”, afirma.

O professor Tailur Mousques Martins, da Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, de Guarani das Missões, foi o vencedor da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil na categoria Ensino Médio.  Ele explica como ocorre o projeto “João do Feijão” e enaltece a possibilidade de ter sido premiado. “Nós recolhemos todo o tipo de material que as pessoas descartam. Desde eletrodomésticos velhos até pedaços de madeira. Depois realizamos um brechó com valores simbólicos. Com este valor nós revertemos recursos para a melhoria da educação dos estudantes. Tudo de modo sustentável”, explica.

A Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler foi a primeira colocada no Prêmio Gestão Escolar 2017. Segundo a diretora, Elida Maria da Rosa Klamt, para a instituição de ensino, este é um momento de gratificação. “Nossa escola é extremamente comprometida com a qualidade da educação. Esta premiação valoriza ainda mais o esforço que fazemos pelos nossos estudantes”, destaca.

A cerimônia de premiação ainda contou com a presença da diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa; da coordenadora estadual dos prêmios, Rosangela Fernandes Soares; do coordenador da 16ª CRE, Leonir Olímpio Razador; do coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura; da coordenadora da 14ª CRE, Tânia Rosana Matos e da coordenadora da 4ª CRE, Janice Terezinha Zambarda Moraes.

Ao final da premiação, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) prestigiou o evento com a interpretação de músicas populares apresentadas por um dueto de violino e violoncelo.

Seduc prestigia educadores e entrega Prêmio Gestão Escolar e Professores do Brasil - Foto: Giulia Godoy

Ganhadores do Prêmio Gestão Escolar 2017

1° lugar – Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler do município de Venâncio Aires

2° lugar- Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco – CIEP, do município de Canela