Seduc promove I Reunião Técnica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

Encontro ocorreu na última terça-feira (17) na Casa do Gaúcho do Parque Harmonia

O encontro que ocorreu na Casa do Gaúcho no Parque Harmonia contou com a participação de 450 pessoas - Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e membros das coordenadorias regionais e municipais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), promoveu nesta terça-feira (17) a I Reunião Técnica do Pnaic. O encontro que ocorreu na Casa do Gaúcho no Parque Harmonia contou com a participação de 450 pessoas.

O evento teve o intuito de fortalecer as estruturas da gestão e articular ações que efetivem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Deste modo, a ideia é fortalecer a autonomia dos entes envolvidos afim de facilitar processos flexíveis de formação e valorizar as especificidades, necessidades e responsabilidades legais do sistema de ensino.

Conforme a coordenadora estadual do PNAIC, Lara Viscardi, o objetivo do encontro foi estabelecer orientações e articular ações que possam produzir na prática o conjunto de políticas públicas para Alfabetização na Idade Certa. “Para que possamos desenvolver este trabalho é necessário tornar efetivas as ações nas escolas estaduais e municipais. O encontro de hoje foi fundamental para dar andamento a este processo”, explica.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Presenças

Evento teve o intuito de fortalecer as estruturas da gestão e articular ações que efetivem o Pacto Nacional pela Alfabetização - Foto: Diego da Costa

Ainda estiveram presentes no evento a diretora pedagógica da Seduc, Sônia Rosa, e o presidente da UNDIME, André Lemes da Silva.