Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc reúne-se com 300 diretores de escolas em Passo Fundo

Publicação:

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (7), em Passo Fundo, nas dependências da Faculdade Anhanguera -
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (7), em Passo Fundo, nas dependências da Faculdade Anhanguera - - Foto: Renato Gava
Por Renato Gava

Cerca de 300 diretores de escolas foram ouvidos nesta quarta-feira (7), um a um, pelo secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, na terceira reunião do Bate-Papo com os Diretores, evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Passo Fundo. A ação, inédita nesses moldes no Estado, permitirá uma aproximação entre a Seduc e os gestores de instituições de ensino.O encontro reúne diretores de três Coordenadorias Regionais de Ensino: 7ª (Passo Fundo), 15ª (Erechim) e 25ª (Soledade).


"Achamos importante ouvir todos os diretores para que relatem os problemas em suas escolas e, também, algo que estejam fazendo de interessante. Só assim podemos traçar um quadro exato da situação geral e, assim, tomar as melhores medidas", afirmou Krummenauer.


O Bate-Papo com os Diretores lotou as dependências das faculdades Anhanguera. No início da manhã, os diretores assistiram a uma palestra de 45 minutos do secretário, que falou sobre o que esperar sobre a educação para um futuro próximo. "Assim como em praticamente todas as profissões, as mudanças serão drásticas também para diretores, professores e todos os envolvidos no ensino. A tecnologia avança de forma rápida, e todos devemos nos preparar", ressaltou Krummenauer.


Caxias do Sul

Depois da palestra, os participantes foram divididos em cinco grupos - cada turma em uma sala. Enquanto o secretário conversava em uma turma, cada uma das outras quatro ficava aos cuidados de um representante da Seduc - participaram do evento os diretores Paulo Rezende (Logística), Rogério Leal (Administrativo), Neri Barcelos (adjunta do Planejamento) e Sonia Schneider (Recursos Humanos), além de Adriana Santos (assessora do Pedagógico) e Luciane Manfro (Coordenadora do programa Cipave). Todos tiveram apoio do diretor das CREs, Carlos Fraga. Após cerca de uma hora, os diretores trocavam de turma, até que todos estivessem se reunido com cada um dos diretores de escolas.
"Para nós, é motivo de muito orgulho um evento desses em nossa coordenadoria. Tenho certeza que será muito produtivo para que possamos estabelecer ações na educação", opinou o coordenador da 7ª CRE, Elton Luiz D'Marchi.

A diretora da escola de Campo Adílio Daronchi, de Nonoai, Marines Fabris, elogiou a inicitaiva. "A ideia é maravilhosa, pois é a primeira vez que, como gestora de escola, vejo um secretário sentar frente a frente com diretores para ouvir nossas angústias, as dificuldades e até mesmo as superações nossas do dia a dia. É uma oportunidade única para a educação".

Nesta quinta-feira, a comitiva da Seduc fará o evento em Caxias do Sul, que reunirá, além da Coordenadoria local, as Cres de Vacaria (23ª) e Bento Gonçalves (16ª).

Secretaria da Educação