Semana do Empreendedorismo reúne alunos de quatro escolas em Caxias do Sul

Evento na UCS atraiu professores e estudantes

Evento ocorreu na UCS
Evento ocorreu na UCS - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por Seduc

A Semana do Empreendedorismo mobilizou alunos e professores de quatro escolas estaduais de Caxias do Sul, região da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As atividades no evento, realizado este mês na Universidade de Caxias do Sul, têm como finalidade explicar o tema e incentivar os participantes a terem ações de empreendedorismo.

As escolas participantes são Antonio Avelino Boff, João Pilatti, Irmão Guerini e Apolinário Alves dos Santos. A primeira atividade desenvolvida recebeu o nome Professor: a Chave-Mestra para o Empreendedorismo nas Escolas. Direcionada ao corpo docente, teve explanação do professor Diego Piazza, que falou sobre os caminhos do empreendedorismo e a importância das atividades para estimular essa visão nos projetos desenvolvidos em sala de aula, bem como a forma como a Universidade de Caxias do Sul se organiza para atender demandas de projetos empreendedores e como pode funcionar a parceria entre escolas (via 4ª CRE) e UCS.

Os professores participantes falaram sobre as dificuldades encontradas na execução dos projetos e de que forma a universidade poderia contribuir para amenizá-las. “Foi um debate muito produtivo que proporcionou um maior entendimento de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula em parceria com a Universidade”, disse a coordenadora pedagógica da 4ª CRE, Ivanete Rocha de Miranda

A segunda atividade, “Empreender no Ensino Médio”, contou com professores da disciplina Empreendedorismo da UCS e do estudante Maurício Schiavo, o qual tornou-se empreendedor enquanto cursava a disciplina. Nesta atividade, os alunos apresentaram seus trabalhos para os mentores e dividiram-se em grupo, como forma de aprofundar os conhecimentos, além de buscar direcionar o projeto para setores que poderiam contribuir com a continuidade dos mesmos.

“Os mentores ficaram impressionados com a qualidade das ideias apresentadas, bem como com o desenvolvimento dos projetos”, afirmou a assessora pedagógica da coordenadoria, Gisele Bacarim.