Semana Estadual do Livro inicia nesta quarta-feira (18)

Seminário de Abertura ocorre no Auditório do Palácio da Justiça a partir das 9h

Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro ocorre nesta quarta (8), no Auditório do Palácio da Justiça, a partir das 9h
Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro ocorre nesta quarta (18), no Auditório do Palácio da Justiça, a partir das 9h - Foto: Governo do Estado

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), estão promovendo, entre os dias 18 e 24 de abril, a Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura. O Seminário de Abertura, que ocorre nesta quarta-feira (18), no Auditório do Palácio da Justiça, a partir das 9h, apresenta como tema o “adolescente leitor” e debate os gêneros literários preferidos dos jovens, a poesia regionalista e leituras de reflexão sobre o empoderamento da mulher.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Mizetti, a abertura da Semana Estadual do Livro propõe um momento de reflexão, aos educadores, sobre a maneira de incentivar os jovens a lerem. “O adolescente não quer ler o que vai cair no vestibular. Ele quer ler o que ele gosta. E para gostar ele precisa entender. É preciso estar mais próximo do aluno e saber quais os assuntos de maior interesse”, explica.

Semana Estadual do Livro

Instituída pela lei nº 14.673, e sancionada pelo governador José Ivo Sartori, em 2015, a Semana Estadual do Livro ocorre entre os dias 18 e 24 de abril. Durante este período, diversas atividades são realizadas com ações de incentivo à leitura, em bibliotecas, escolas e instituições relacionadas ao livro.

Celebrado pela passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, em função do nascimento de Monteiro Lobato (dia 18), e do Dia Mundial do Livro, em alusão à morte de Shakespeare e Miguel de Cervantes (dia 23), há três anos o evento integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul.