Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro destaca o “adolescente leitor”

Evento ocorrido na manhã desta quarta-feira (18) contou com a presença de mais de 200 pessoas

Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro ocorreu na manhã desta quarta (18), no Auditório do Palácio da Justiça - Foto: Diego da Costa

Na manhã desta quarta-feira (18), no Auditório do Palácio da Justiça, o Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro deu início aos trabalhos de incentivo à leitura que ocorrem em todo o Estado até o próximo dia 24 de abril. Com o tema o “adolescente leitor”, a mesa de abertura do evento, composta por representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e do Instituto Estadual do Livro (IEL), destacou os desafios de compreender os principais assuntos de interesse dos jovens e seus gêneros literários preferidos.   O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas entre professores, assessores, representantes de coordenadorias regionais e público em geral.

Conforme o secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a geração digital do século XXI é a que mais lê. Segundo ele, este enorme potencial de leitores só será melhor aproveitado quando forem produzidos, cada vez mais, conteúdos que estejam próximos da realidade dos adolescentes. “O que o jovem gosta de ler? O que ele quer ler? Quais temas e em que plataforma? Todas estas questões se tornam cada dia mais relevantes se quisermos produzir uma educação de qualidade para o futuro”, ressaltou.

A presidente do Instituto Estadual do Livro (IEL), da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Patrícia Langlois, agradeceu o trabalho feito em parceria para divulgar as iniciativas de incentivo à leitura. “Existem trabalhos maravilhosos que irão ser realizados no decorrer da semana nas escolas, nas bibliotecas e instituições relacionadas ao livro. Quero agradecer o esforço de todos os envolvidos para a concretização do evento”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Mizetti, a abertura da Semana Estadual do Livro propôs um momento de reflexão, aos educadores, sobre a maneira de incentivar os jovens a lerem. “O adolescente não quer ler o que vai cair no vestibular. Ele quer ler o que ele gosta. E para gostar eles precisam entender. É preciso estar mais próximo deles e saber quais os assuntos de maior interesse”, explicou.

Fernando Pessoa em Portugal

Antes da cerimônia de abertura, o ator Jairo Klein adentrou o Auditório com uma rosa na mão declamando poesias de Fernando Pessoa. Sua performance arrancou aplausos ao misturar elementos de dança e música na sua apresentação “Fernando Pessoa em Portugal”.

Ainda estiveram presentes no evento, a diretora adjunta do Departamento Pedagógico, Raquel Padilha, e a coordenadora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), Adriana Gomes

Semana Estadual do Livro

Instituída pela leinº 14.673, e sancionada pelo governador José Ivo Sartori, em 2015, a Semana Estadual do Livro ocorre entre os dias 18 e 24 de abril.

Celebrado pela passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, em função do nascimento de Monteiro Lobato (dia 18), e do Dia Mundial do Livro, em alusão à morte de Shakespeare e Miguel de Cervantes (dia 23), há três anos o evento integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul.

Confira mais fotos