Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro destaca o “adolescente leitor”

Evento ocorrido na manhã desta quarta-feira (18) contou com a presença de mais de 200 pessoas

Publicação:

Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro ocorreu na manhã desta quarta (18), no Auditório do Palácio da Justiça
Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro ocorreu na manhã desta quarta (18), no Auditório do Palácio da Justiça - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Na manhã desta quarta-feira (18), no Auditório do Palácio da Justiça, o Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro deu início aos trabalhos de incentivo à leitura que ocorrem em todo o Estado até o próximo dia 24 de abril. Com o tema o “adolescente leitor”, a mesa de abertura do evento, composta por representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e do Instituto Estadual do Livro (IEL), destacou os desafios de compreender os principais assuntos de interesse dos jovens e seus gêneros literários preferidos.   O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas entre professores, assessores, representantes de coordenadorias regionais e público em geral.   

Conforme o secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a geração digital do século XXI é a que mais lê. Segundo ele, este enorme potencial de leitores só será melhor aproveitado quando forem produzidos, cada vez mais, conteúdos que estejam próximos da realidade dos adolescentes. “O que o jovem gosta de ler? O que ele quer ler? Quais temas e em que plataforma? Todas estas questões se tornam cada dia mais relevantes se quisermos produzir uma educação de qualidade para o futuro”, ressaltou.

A presidente do Instituto Estadual do Livro (IEL), da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Patrícia Langlois, agradeceu o trabalho feito em parceria para divulgar as iniciativas de incentivo à leitura. “Existem trabalhos maravilhosos que irão ser realizados no decorrer da semana nas escolas, nas bibliotecas e instituições relacionadas ao livro. Quero agradecer o esforço de todos os envolvidos para a concretização do evento”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Mizetti, a abertura da Semana Estadual do Livro propôs um momento de reflexão, aos educadores, sobre a maneira de incentivar os jovens a lerem. “O adolescente não quer ler o que vai cair no vestibular. Ele quer ler o que ele gosta. E para gostar eles precisam entender. É preciso estar mais próximo deles e saber quais os assuntos de maior interesse”, explicou.

Fernando Pessoa em Portugal

Antes da cerimônia de abertura, o ator Jairo Klein adentrou o Auditório com uma rosa na mão declamando poesias de Fernando Pessoa. Sua performance arrancou aplausos ao misturar elementos de dança e música na sua apresentação “Fernando Pessoa em Portugal”.  

Ainda estiveram presentes no evento, a diretora adjunta do Departamento Pedagógico, Raquel Padilha, e a coordenadora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), Adriana Gomes

 

Semana Estadual do Livro

Instituída pela leinº 14.673, e sancionada pelo governador José Ivo Sartori, em 2015, a Semana Estadual do Livro ocorre entre os dias 18 e 24 de abril.

Celebrado pela passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, em função do nascimento de Monteiro Lobato (dia 18), e do Dia Mundial do Livro, em alusão à morte de Shakespeare e Miguel de Cervantes (dia 23), há três anos o evento integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul.

Confira mais fotos

 

Secretaria da Educação