Seminário reúne professores de escolas do campo

Evento em Bom Progresso contou com participação de cinco Coordenadorias Regionais

Formação para o corpo docente contou com palestras e outras atividades
Formação para o corpo docente contou com palestras e outras atividades - Foto: 36ª CRE/Seduc
Por Seduc

O Seminário Regional de Educação do Campo para o Campo reuniu 150 professores das escolas estaduais do setor das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) 14, 17, 21, 32 e 36, nos dias 13 e 14 de novembro. O evento ocorreu na Escola Técnica Estadual Celeiro, na cidade de Bom Progresso.

De acordo com os organizadores, o objetivo é promover a formação dos professores na perspectiva da melhoria da aprendizagem dos saberes do núcleo comum e das especificidades rurais, com metodologias pedagógicas interdisciplinares e efetiva participação das entidades ligadas ao campo.

Na abertura, o professor Rudinei Augusti ministrou a palestra “Papel Social e Educacional das Escolas do Campo”. Na sequência, houve relato de experiências exitosas do campo pelas escolas Ervina Catarina Low, São Izidro e Guaramano.

No segundo dia, foram realizadas quatro oficinas:

– Emater – Programa para Conservar e Produzir Melhor, Educação Ambiental e Saneamento Rural Básico;

– Unijuí – Conservação do Solo: Práticas Pedagógicas;

– ETEC – Recomposição Ambiental, EMATER – Cubagem;

– UERGS – Importância da Agricultura Familiar no Desenvolvimento Econômico e Social do Campo.

Ao final, foi realizada a sistematização do seminário. Assessoras das Escolas do Campo, Maria Lurdes Pedrolo, Rosamari Rossatto, Maria Inez Ribas, Elenita Miranda e Ana Maria Lemos Rolim destacaram a importância de oportunizar aos professores momentos de aprendizagem, como os vivenciados nos dois dias do evento, para o fortalecimento das práticas pedagógicas das escolas do campo.