Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Sistema de energia solar beneficia escolas estaduais no programa Escola Melhor, Sociedade Melhor

Escolas dos municípios de Vera Cruz e Lagoa Bonita do Sul foram contempladas

Publicação:

Foram apresentadas parcerias para instalação de painéis de energia solar nas escolas Frederico Augusto Hannemann, de Vera Cruz, e José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul
Foram apresentadas parcerias para instalação de painéis de energia solar nas escolas Frederico Augusto Hannemann, de Vera Cruz, - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Por Letícia Bonato/Secom

Duas escolas estaduais da Região do Vale do Rio do Pardo comemoram a instalação de painéis fotovoltaicos e os avanços proporcionados pelo programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a iniciativa privada.

“Quando a sociedade também assume uma escola, seja pessoa física ou jurídica, ela fica cada vez melhor para os alunos. Se tivermos boa vontade, disposição e unidade, vamos vencer essas e outras etapas, superando resistências pela frente”, afirmou o governador José Ivo Sartori, em audiência realizada nesta quarta-feira (21), no Palácio Piratini.

O encontro tratou, principalmente, sobre a iniciativa que permite que a comunidade faça doações às escolas estaduais, como equipamentos, mão de obra, material de construção e patrocínio para manutenção, conservação e reformas.

Foram apresentadas as parcerias que possibilitaram a instalação de painéis de energia solar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, de Vera Cruz, com investimentos da empresa Phillip Morris, e na Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, com recursos da Japan International Tobacco (JIT).

Para Sartori, a energia solar deve avançar, assim como a eólica, e o Estado está desburocratizando processos para incentivar o desenvolvimento do setor. “Somos incapazes de realizar todos os projetos que queremos, mas, com parcerias, a gente vai para a frente e faz a diferença. Se não houvesse essa participação externa, não teríamos resultados como esses. E isso não significa que a escola vai deixar de ser pública”, advertiu. “O Rio Grande do Sul está em um caminho de avanços. As coisas estão andando bem e o sentimento é positivo. Socialmente, estamos fazendo diferente”, reforçou.

O governador foi convidado para a inauguração da instalação na escola de Vera Cruz, marcada para o dia 15 de março. “Ficamos impressionados com a possibilidade dessa parceria”, comentou o coordenador de Programas da Phillip Morris, Felipe Bremm, ao entregar o convite. A instalação de 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts, no valor de R$ 40.738, vai beneficiar mais de 200 alunos.

Escola Melhor, Sociedade Melhor

“O Escola Melhor, Sociedade Melhor é um programa que facilita a participação da população, de modo a contribuir com a educação. É uma maneira muito prática e eficiente que pode trazer um grande retorno para a comunidade escolar, sem ter que lidar com a burocracia que muitas vezes atravanca os processos”, explicou o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

Cerca de 700 escolas da rede pública foram beneficiadas pelo programa, em 2017, com R$ 2 milhões em doações provenientes de 411 parcerias com o setor público e privado. Segundo a coordenadora do programa, Dinalva Barbosa Mendonça, a meta é buscar a adesão de 1,2 mil escolas até o final do ano de 2018.

O interesse em contribuir com o programa pode ser manifestado por pessoas físicas ou jurídicas, e deve ser feito por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) ou diretamente na Seduc. Mais informações estão disponíveis no site da Seduc.

Reconhecimento ambiental

A Escola José Luchese comemora também o recebimento do Selo Solar, do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal). A placa certifica que a instituição atende aos critérios estabelecidos pelo órgão regulamentador das diretrizes sobre o consumo de eletricidade solar.

“É uma grande satisfação para a nossa escola. Nos esforçamos para isso acontecer, e recebemos agora o certificado pela inovação e pelo desenvolvimento que esse projeto beneficiou à comunidade escolar. Podemos economizar e proporcionar melhorias para ajudar na aprendizagem de alunos da região”, disse o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

“Estamos há 11 anos falando sobre energia solar, e, hoje, esse é o setor que mais cresce no Brasil. O Selo Solar vai ser um programa continental, uma grande marca. Investir em energia solar é uma possibilidade não só energética e ambiental, mas de mão de obra, pois esse é o setor que mais emprega no mundo”, completou o diretor-presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos.

O instituto pretende, no futuro, colocar em prática um projeto pioneiro no Brasil de usinas-escola. A partir da parceria entre governos e a iniciativa privada, a concentração da necessidade energética se daria em uma única escola, que atenderia toda a demanda das instituições da região.

Iniciativa contribui para mais conhecimento

Na Escola José Luchese, onde a instalação das placas já foi concluída, o projeto incentiva os alunos a aprenderem sobre energia solar. “Além disso, essa é uma atitude ambiental e inovadora, pois os nossos alunos já estão sabendo tudo sobre o projeto fotovoltaico, e muito mais do que nós, professores. Para mim, como educadora, isso é muito importante”, reforçou a diretora Maria Mafalda.

“O investimento faz parte de um projeto maior da empresa, e veio a calhar com as nossas intenções, além de proporcionar maior economia à escola, deixando recursos para melhorar o desempenho escolar”, reiterou o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JIT, Flávio Goulart.

Também participaram da audiência a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o supervisor de Assuntos Corporativos da JIT, Pablo Cardoso; a diretora da Escola Frederico Augusto Hannemann, Rosane Marli Petry; e a representação do deputado estadual Edson Brum.

Secretaria da Educação