Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

SPGG explica Acordo de Resultados às Coordenadorias de Caxias e Ijuí

Visitas da secretaria ocorreram esta semana

Publicação:

Servidores da 36ª, em Ijuí, receberam orientações
Servidores da 36ª, em Ijuí, receberam orientações - Foto: Vânia Simon
Por Vania Simon/Ana Denise

Duas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) foram visitadas esta semana por representantes da Secretaria Estadual do Planejamento, Governança e Gestão (PGGE). Além de saber dados sobre o acordo de resultados, os servidores das 36ª (Ijuí) e 4ª (Caxias) CREs tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da secretaria.

Segundo a secretária-adjunta do Departamento de Monitoramento de Resultados, Melissa Custódio, desde 2015 o governo estadual realiza um processo de governança e gestão - uma espécie de contrato de gestão com todas as secretarias, cujo acompanhamento é realizado a cada dois meses. “Nós acompanhamos os indicadores, os projetos, e verificamos se as etapas estão sendo cumpridas. Nossa vinda à região é no sentido de disseminar a cultura de gestão para os órgãos do Estado”, afirmou.

Coordenadora Janice (segunda da esq p dir.) e membros da SPGG em Caxias
Coordenadora Janice (segunda da esq p dir.) e membros da SPGG em Caxias - Foto: Ana Denise

Na avaliação de Melissa, um processo de gestão torna o Estado mais rápido e menos burocrático, capaz de entregar à população seus serviços. “A 36ª CRE é totalmente orientada pela gestão. Há um controle de gastos, de energia, de combustível e de laudos emitidos aos professores. Se verifica o que causou o afastamento e o que pode ser feito a este profissional”, exemplificou a secretária-adjunta. Melissa destacou ainda que, em um período inferior a dois meses, a 36ª CRE conseguiu implantar o georrefenciamento a 92% dos alunos que utilizam o transporte escolar.

Na 4ª CRE, na segunda-feira, 50 servidores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento da SPGG. O assessor de governança Fernando Schardong apresentou a sistemática e os indicadores da Secretaria da Educação. Melissa Custódio detalhou como funciona o acordo de resultados 2018. “Foi uma oportunidade de todos conhecerem o planejamento estratégico que conduz as ações do governo, uma forma de todos os servidores da CRE visualizarem seu trabalho”, afirmou a coordenadora da 4ªCRE, Janice Moraes.

O encontro faz parte de uma série de reuniões com ênfase à interiorização da sistemática de governança e gestão e na capacitação de servidores para a utilização do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME), com vistas ao gerenciamento da Gestão Local para o preenchimento de dados e o acompanhamento e andamento dos status dos indicadores.

Secretaria da Educação