Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Três estudantes recebem premiação no concurso da Seduc que homenageia Moacyr Scliar

Competição foi organizada pela Seduc

Publicação:

Concurso Moacyr Scliar: O Mestre das Palavras
Concurso Moacyr Scliar: O Mestre das Palavras - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Seduc

Três estudantes foram laureadas nesta segunda-feira (13/11) com as melhores redações no concurso Moacyr Scliar: O Mestre das Palavras, criado pela Secretaria de Estado de Educação, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe/Seduc). A cerimônia ocorreu no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre, e contou com a presença do secretário de Educação, Ronald Krummenauer, e da viúva do escritor, Judith Scliar.

– É muito gratificante saber que ainda existem pessoas que realmente se preocupam com os alunos. Estimular a leitura é incentivar os estudantes não só a serem melhores alunos, mas a serem melhores pessoas. Muito obrigado, dona Judith”, elogiou o secretário.

As três estudantes ganharam cada uma um leitor de livros digitais (E-reader) Kildle Paper White, da Amazon, com wifi, iluminação embutida e tela de seis polegadas. O prêmio foi oferecido por Judith Scliar, coordenadora do projeto Moacyr Scliar – 80 anos, que celebra este ano o aniversário de nascimento do autor. Ao todo, 114 alunos, de todo o Estado, participaram da competição – cada um deles escolheu um conto do autor, copiou o primeiro parágrafo e, então, reinventou a história, usando entre 20 e 50 linhas.

Confira mais fotos do evento

Estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Apparicio Silva Rillo, de São Borja, Angelica dos Santos Severo ficou em primeiro lugar. Com a redação No Mundo das Letras, a aluna de 17 anos, que fora do horário escolar trabalha como vendedora em uma floricultura na cidade da região da Fronteira, foi a preferida do corpo de jurados, formado por seis professores da Seduc.

Ela conta que, assim que ficou sabendo do concurso, resolveu escrever sobre adolescentes carentes que não têm acesso a livros. A lápis, fez um esboço ainda em sala de aula e, no dia seguinte, terminou a redação. “Nunca pensei que fosse ganhar. Quando a professora ligou para o meu trabalho e avisou que eu havia ganhado o prêmio, fiquei faceira”, resume a menina que, no próximo ano, pretendo ingressar na faculdade de Direito. “Mas não quero advogar. Quero prestar concurso para a Polícia Federal”, avisa.

Em segundo lugar ficou Héllen Caroline Lange Kohls, da EEEM Professora Helvetica Rotta Magnabosco, de Erechim, com o tema Mundo Encantado. Em terceiro lugar, a redação escolhida foi A Inveja Mata?, de Andressa Zantta Martins, da EEEM Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões.

Emocionada

Visivelmente emocionada, Judith Scliar lembrou que a leitura “leva as pessoas a um mundo novo" e contou uma passagem do ex-marido, falecido em 2011 devido à insuficiência múltipla de órgãos.

– Ele começou a escrever aos seis anos de idade. Quando já estava no primário, no Julinho (escola Júlio de Castilhos, em Porto Alegre), tirou o segundo lugar em um concurso de redação. Como prêmio, recebeu um vale para tocar por um par de sapatos. Aquilo para Moacyr foi o máximo, pois ele tem origem humilde. Ele foi à loja, escolheu um belo sapato de couro, chegou no caixa e entregou o vale. O funcionário leu o papel, olhou para o Moacyr e disse: ‘ah, os sapatos do concurso estão naquele balaio’. No tal balaio, havia apenas calçados de baixa qualidade. Desde então, ele percebeu o quanto a cultura é desvalorizada nesse país, mas não desanimou e continuou escrevendo” – relatou.

Secretaria da Educação