Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Vitoriosas da Seduc desfilam no Palácio Piratini

Publicação:

Desfile das servidoras estaduais que venceram o câncer de mama marcou o lançamento da campanha Outubro Rosa 2017
Desfile das servidoras estaduais que venceram o câncer de mama marcou o lançamento da campanha Outubro Rosa 2017 - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por TAYNÁ SCHULTZ

Em homenagem ao Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, o Palácio Piratini, juntamente com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, realizou o Desfile das Vitoriosas Servidoras do Estado.

Ao todo, foram escolhidas dez mulheres inspiradoras e vitoriosas que serviram como modelo para o Calendário de 2016.

Desfilaram as servidoras Áurea Martins, Fabiane Canabarro, Kenia Fontoura, Lilian Zenker, Lizete Alberto, Mara Lampert, Maria Inês Cândido, Naira Veiga, Virgínia Bobsin Tietbogl, além da jornalista e ex-apresentadora do RBS Notícias, Rosane Marchetti.

A abertura do evento foi realizada pelo coral Novo Horizonte, que apresentou composição dos jovens do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase RS), que apresentaram uma canção demonstrando apoio e força à todas as mulheres que travam a luta contra o câncer. Os adolescentes confeccionaram lenços que foram distribuídos no evento e 500 almofadas para serem doadas a mulheres em tratamento.

A primeira dama do Estado, ex-deputada e secretária do gabinete de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, abriu os discursos enaltecendo o trabalho que vem sendo feito junto ao Vigimama RS, que realiza ações para conscientização e prevenção do câncer em todo o Estado. Ela ressalta a importância da prevenção e informação para o combate e a prevenção da doença.

 O Governador José Ivo Sartori enalteceu a luta das mulheres e disse que este mês é o momento para conscientizar, mas também para celebrar as vitórias e histórias de vida. “É esse brilho que emana das vitoriosas que nos ajuda a espalhar a conscientização e a engajar os diversos setores da sociedade. Façamos deste mês um ano inteiro”, afirma.

 O secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis, falou sobre os altos índices da doença em países desenvolvidos. Ele destacou que o RS tem maior incidência de câncer do que as regiões norte e nordeste do país e pede ajuda da população para divulgar as ações do Outubro Rosa.

 

As vitoriosas da Seduc  

Áurea Beatriz Martins - A primeira a desfilar na passarela das vitoriosas, Áurea descobriu o câncer em 2013 em exame de rotina e teve que passar por sessões de radioterapia. Ela destacou que um dos momentos mais difíceis da luta foi a vergonha de ter que contar para as outras pessoas. Porém, destaca a ternura que encontrou por parte das colegas da Seduc. “Elas se uniram e me acompanharam em muitos exames, faziam corrente de orações com as mãos dadas zelando pela minha recuperação, ” disse.

 Naira Allen da Veiga - Naira percebeu alteração na mama em exame de toque em casa e consultou com um mastologista, médico especializado em mamas, que descobriu câncer de origem hormonal em 2009. O tratamento consistia em sessões de radioterapia, cirurgia e vacinas. Ela acredita que a luta conduz um olhar mais sensível sobre o outro e o seu maior desejo é que todas as mulheres pudessem ter acesso ao tratamento imediato após o diagnóstico.

 

Virgínia Bobsin Tietböhl - Virgínia descobriu o câncer depois de exames de alteração apontada pelo exame de mamografia, em 2012. Ela fez cirurgia para retirada do tumor e descobriu câncer no tecido atrás do tumor, o que a fez passar por sessões de radioterapia. Porém, como tem casos de câncer de mama na família, vai realizar o exame de mapeamento genético, que foi incluído na cobertura de planos de saúde brasileiros em 2013, após a atriz Angelina Jolie ter feito campanha chamando a atenção das possibilidades de esclarecimento quanto ao tipo de câncer, poderia trazer.

 

O desfile também contou também com a participação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. A corporação de Cachoeirinha destacou que cerca de 40% das mulheres diagnosticadas com câncer são abandonadas pelos companheiros. A corporação aderiu à campanha institucional #TodosPorElas, no qual atendem às ocorrências de camiseta rosa com o símbolo do corpo de bombeiros e da campanha Outubro Rosa, cujo objetivo visa conscientizar os homens e humanizar ainda mais o movimento.

Secretaria da Educação