Educação orienta servidores com foco na expansão dos círculos de paz nas escolas
Servidores participam de capacitação com o objetivo de formar novos facilitadores
Publicação:

A Secretaria da Educação realizou, nesta quinta-feira (19/10), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um encontro com instrutores responsáveis pelos círculos de construção da paz nas escolas em todo o estado. No evento, organizado pelo Núcleo de Cuidado e Bem-Estar Escolar, os participantes receberam orientações e puderam discutir o cronograma de formações para o primeiro semestre do próximo ano.
Participaram do momento os servidores que possuem o curso de instrutor/formador de facilitadores dos círculos de paz. Eles construíram estratégias e foram encorajados a formar novos facilitadores. Os círculos são uma das estratégias adotadas por cada Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e a Violência (CIPAVE+) dentro das escolas gaúchas. Até o momento, 1.905 centros de ensino da rede estadual já implantaram esses grupos, o que corresponde a 87% do total; em abril, a proporção era de 59%.
O encontro foi realizado nos dois turnos e, em um primeiro momento, contou com curtas palestras de quatro servidoras, que mostraram as possibilidades e desafios apresentados para os instrutores dos círculos de paz. Após, no período da tarde, a turma foi dividida em grupos de trabalho para planejar e estruturar as formações, definindo datas e municípios para o primeiro semestre de 2024, além do formador responsável. Também se discutiu, na oportunidade, instrumento de acompanhamento e monitoramento dos novos facilitadores.
Prestigiaram o evento, ainda, o desembargador e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa do Rio Grande do Sul, Leoberto Brancher, além dos professores Armando Konzen e Rafaela Duso, ambos da Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e do professor da Seduc e juiz de direito Marcelo Malizia Cabral.
Círculos de Construção da Paz
O círculo de paz nas escolas é uma prática restaurativa e educativa que busca prevenir a violência escolar, tornando-se um instrumento efetivo na promoção da cultura da paz.
O que faz e quem participa da CIPAVE+ no ambiente escolar
Cada comissão criada para prevenir acidentes e violências nas escolas é formada por cinco membros, com um representante de cada um dos seguintes grupos: pais, estudantes, funcionários, equipe diretiva e professores.
O grupo formado tem como principal atribuição pensar um conjunto de ações para promover a paz na escola, adequando-se à realidade da comunidade local.