Escolas estaduais se preparam para o Dia do Desafio com torneio de integração do JERGS 2025
Evento ocorrerá em 28 de maio nas escolas estaduais, marcando o encerramento do primeiro trimestre das atividades esportivas
Publicação:

Dentro da programação dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) 2025, o primeiro trimestre de ações esportivas está prestes a se encerrar com uma novidade: o Dia do Desafio. As escolas da Rede Estadual estão se organizando para realizar, nesta quarta-feira (28/5), uma série de atividades lúdicas, marcadas pelo espírito de inclusão, cooperação e participação coletiva.
A data foi escolhida para celebrar o encerramento da etapa inicial do Torneio de Integração. A iniciativa, criada na edição deste ano, é inédita por trazer uma outra abordagem para a competição escolar. Em vez das disputas tradicionais, o Torneio busca valorizar o aprendizado adquirido a cada trimestre nas aulas de Educação Física.
É um momento em que os estudantes colocam em prática as habilidades desenvolvidas em atividades como peteca, queimada, cabo de guerra, taco e futebol misto. A proposta é que todas as turmas participem, respeitando as faixas etárias e as modalidades previstas para cada etapa de ensino.
No 1º trimestre, por exemplo, estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental se dedicaram a jogos como peteca e queimada. Os estudantes das séries finais do Ensino Médio, por sua vez, além de peteca e queimada, também trabalharam outras modalidades como cabo de guerra, taco, bocha, skate, futebol misto e 21 (variação do basquete).
Cada escola tem autonomia para organizar o Torneio da Integração da forma que for mais conveniente, adaptando os espaços disponíveis — como quadras, pátios e até praças públicas — e garantindo que todos possam participar, independentemente do nível de habilidade. As atividades também podem ser organizadas em estações rotativas, ou seja, com possibilidade de revezamento e contato com diferentes práticas.
JERGS 2025: Competição deste ano reúne o espírito esportivo com atividades de inclusão
Evento esportivo mais antigo da Secretaria da Educação (Seduc), o JERGS existe há mais de 50 anos, promovendo as práticas esportivas entre as escolas da Rede Estadual. No formato atual, a competição é organizada em duas frentes: as modalidades de integração e as seletivas.
As modalidades de integração ocorrem dentro das escolas, ao longo de todo o ano letivo. A diferença é que o foco está no incentivo ao desenvolvimento motor, aos valores de convivência e à participação coletiva. Ao final de cada trimestre, os estudantes participam dos Torneios de Integração, sempre em datas simbólicas:
1º trimestre: 28 de maio – Dia do Desafio
2º trimestre: 11 de agosto – Dia do Estudante
3º trimestre: 17 de novembro – Dia Internacional do Estudante
Já as modalidades seletivas mantêm a tradição da competição entre escolas. Elas reúnem estudantes das redes pública estadual, municipal e federal em disputas de futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo, tênis de mesa, xadrez, bocha paralímpica, orientação e badminton. O formato é dividido em quatro etapas:
- Etapa municipal: acontece entre abril e maio, organizada pelas prefeituras, com participação de todas as escolas do município;
- Etapa de Coordenadoria (CRE): de junho a setembro, reúne os vencedores municipais em competições dentro da jurisdição das 30 Coordenadorias Regionais de Educação.
- Etapa regional: também de junho a setembro, envolve os campeões das CREs, divididos em cinco grandes regiões do estado.
- Etapa final estadual: ocorre em setembro e reúne, em um mesmo local, os campeões regionais para as disputas finais.
As equipes são inscritas por professores de Educação Física, que devem estar vinculados às escolas participantes. Todas as regras, categorias e critérios de participação estão descritos no regulamento oficial da competição.