Governo apresenta Jovem de Futuro em evento para mais de 800 gestores escolares
Em 2024, 696 escolas da rede publica estadual vão participar do programa focado na gestão escolar
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Em um seminário para mais de 800 professores e diretores da rede publica estadual, o governo do estado apresentou o programa "Jovem de Futuro" nesta terça-feira (26/9), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Unibanco e enfatiza uma metodologia e ferramentas de gestão escolar para a rede a fim de garantir a aprendizagem e reduzir as desigualdades entre os alunos no ensino médio.
No próximo ano, 696 escolas gaúchas de 20 coordenadorias regionais da educação vão participar do programa, criado em 2008 e presente em 11 unidades da federação. "Um futuro melhor para o nosso Rio Grande passa, fundamentalmente, pelo capital humano que nós vamos construir, desde já, todos os dias", disse o governador Eduardo Leite ao lado da secretária da educação, Raquel Teixeira, e do superintendente executivo do Instituto Unibanco Ricardo Henriques. "Tem que ter coração, tem que ter alma, mas também método, gerenciamento que deve ser feito para que a gente possa observar um caminho a ser trilhado e chegar ao objetivo que se deseja", frisou Leite.
O Jovem de Futuro se estrutura com ações em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento. Todas conversam e se articulam por meio do método denominado Circuito de Gestão. No Rio Grande do Sul, o programa será implantado ao longo de oito anos e, a partir de 2027, terá a expansão para as outras 10 regiões do estado.
Teixeira abriu a programação enaltecendo a qualidade dos professores da rede pública estadual gaúcha e a parceria firmada com o Instituto Unibanco. "Talvez essa excelência individual dos professores esteja precisando um pouco mais de coesão no sistema", expôs Teixeira antes de prosseguir. "Esse processo de considerar a Secretaria da Educação, as coordenadorias regionais e as escolas como as três importantíssimas e essenciais instâncias onde a aprendizagem é formatada, é executada e analisada. A gente precisa fortalecer esses laços", pontuou ao enaltecer a expertise do Instituto no ramo da gestão escolar.
É essa qualidade dos professores, aliada à escolaridade da mãe e à gestão escolar que compõe a lista de três fatores responsáveis pela permanência do jovem na escola, segundo Henriques. Ele apresentou um gráfico cruzando as variáveis do volume de estudantes e da nota média do Ideb. "O objetivo é fazer com que todos os jovens estejam na escola e que todos aprendam", afirmou. "A gente tem a missão de fazer com que os jovens gauchos sonhem. E que cada um de nós sonhe cada jovem do Rio Grande do Sul".

Painel de abertura debate importância da gestão
A programação seguiu com Teixeira e Henriques compondo o primeiro bate-papo expositivo do dia no painel "Gestão para o Avanço Contínuo da Educação". Caminhando pelo palco central, os gestores discutiram a necessidade de investimento na qualidade dos gestores e da gestão, vista como estratégica e central no sucesso escolar. "O bom diretor, que alcança bons resultados, consegue inspirar os professores a pensarem juntos, a buscarem soluções. Quando a gente fala do papel do gestor são essas coisas do dia a dia", afirmou Teixeira.
Henriques centrou o discurso na colaboração como agente transformador da realidade, aprendendo e valorizando as diferenças de pensamento entre os atores escolares.

Painel de Resultados educacionais encerra a manhã
O último painel da manhã teve como foco de discussão os dados como vetor da equidade e inclusão. O professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, fez uma avaliação de impacto do Jovem de Futuro, destrinchando para quem e quando serve o programa. "O objetivo é garantir o direito à educação aos estudantes. No fim, o objetivo é saber se essa parceria, de fato, ajudou e em que medida [auxiliou] o estado a garantir o acesso, a permanência e o aprendizado", assegurou.
O subsecretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES), Marcelo Lema, abordou menos os dados e mais a metodologia, em especial a PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir).
Tarde tem protagonismo juvenil e conversa sobre liderança escolar
O turno da tarde teve início com um painel sobre liderança escolar, que buscou ouvir experiências de gestão de diretores de quatro escolas do estado. O formato permitiu maior interação e dinamismo entre os participantes.
Para encerrar as discussões, quatro estudantes formaram o painel "Juventude, equidade e protagonismo". Eles debateram acerca do que e quem os inspira, como é o engajamento na comunidade escolar e o que esperam do futuro.