Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro seguem abertas até 30 de junho

Tema deste ano é “A educação que queremos”

Publicação:

Inscrições vão até o dia 30 de julho. Crédito: Divulgação
Inscrições vão até o dia 30 de julho. Crédito: Divulgação
Por Seduc

As inscrições para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro seguem abertas até 30 de junho. Promovido pela Câmara dos Deputados desde 2004, o projeto visa levar para a sociedade o olhar da juventude sobre as questões que importam em suas vidas. Tem como objetivo oferecer a jovens estudantes do ensino médio uma experiência de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.

Em 2023, o programa traz uma nova proposta aos jovens do ensino médio. Nesta 18ª edição, o tema do PJB será “A Educação que queremos”. O  estudante é convidado a escolher um aspecto do tema que o mobiliza: “o que é importante transformar na educação?”.

Podem participar do programa estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio. Também podem se inscrever alunos que estejam concluindo o ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os participantes devem ter entre 16 e 22 anos e não podem ter participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do PJB.

INSCREVA-SE

CONFIRA O REGULAMENTO

A inscrição deve ser feita via formulário eletrônico disponível em: bit.ly/pjbcd. Devem ser anexados ao formulário os seguintes documentos:

○ Cópia digitalizada do documento de identidade, frente e verso;

○ Comprovante atualizado de matrícula no ensino médio, com informação sobre o ano cursado;

○ Cópia digitalizada de autorização assinada pelos responsáveis - de acordo com o modelo indicado - caso seja menor de 18 anos.

Sobre o Parlamento Jovem Brasileiro

Desde 2004, o PJB proporciona uma experiência de aprendizagem focada na juventude, que tem espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Os participantes desenvolvem habilidades para o aprimoramento da participação política e para o exercício de uma cidadania ativa.

Secretaria da Educação