Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc promove formação inicial para orientadores das escolas que ingressaram no Ensino Médio em Tempo Integral

Ação marca a 3ª onda da formação que iniciou em janeiro e já formou diretores, vice-diretores e professores

Publicação:

Foto do auditório do Instituto de Educação, em Porto Alegre, onde uma plateia de professores escuta o subsecretário de desenvolvimento da educação, Marcelo Jerônimo, que segura um microfone próximo a uma mesa de madeira.
O evento está sendo realizado no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre - Foto: Cainan Silva | ASCOM Seduc

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) realiza, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, a formação inicial para orientadores educacionais e professores de Projeto de Vida das 90 escolas que aderiram ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) a partir de 2025. O evento, que acontece no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, integra a terceira etapa de um ciclo formativo iniciado em janeiro, que já capacitou diretores, vice-diretores e professores.

Com carga horária de 28 horas, a formação é conduzida por servidores da Seduc e tem como objetivo apresentar aos participantes os fundamentos conceituais, metodológicos e orientadores do novo modelo pedagógico que será implementado nas escolas a partir de 2025. O subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jeronimo, ressaltou os avanços que ocorrido com a ampliação do EMTI nos últimos anos. "Em 2022, nós tínhamos apenas 18 escolas fazendo parte do Ensino Médio em Tempo Integral. Cada vez que nós formamos um grupo novo de educadores, são mais parceiros que estarão conosco nessa colaboração de levar este modelo para as escolas deles”, afirma.

Foto da formação dentro de uma sala de aula
Ao longo da formação, os orientadores participam de atividades conduzidas por duplas de servidores de vários setores da Seduc - Foto: Cainan Silva | ASCOM Seduc

A programação do evento aborda os conhecimentos e práticas necessários para o desenvolvimento do Projeto Escolar e a consolidação do EMTI. A formação foi dividida em três etapas: a primeira, em janeiro, capacitou diretores e vice-diretores; a segunda, no início de fevereiro, envolveu supervisores e professores coordenadores de área; e a terceira, em andamento, é voltada aos orientadores educacionais.

Uma das orientadoras presente para a formação, Jossemara Xavier, da Escola Estadual Nações Unidas, em Porto Alegre, compartilhou suas primeiras impressões. “Estamos chegando com expectativa e curiosidade, e busca de muitas trocas nesse início da escola em tempo integral. Acredito que todo esse aprendizado que teremos aqui será muito proveitos", comenta. 

Até sexta-feira, a programação segue com uma série de debates sobre temas como o Projeto de Corresponsabilidade Social e a Tecnologia de Gestão, além de discussões a respeito das primeiras ações a serem implementadas nas escolas estaduais após a transição para o modelo de tempo integral.

Secretaria da Educação