Seduc realiza formações para qualificar o preenchimento do Censo Escolar 2025
Ações envolvem mais de 2 mil profissionais da rede e incluem apoio digital, curso online e encontros presenciais até junho
Publicação:

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) está promovendo uma série de formações voltadas às equipes das escolas e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para garantir a qualidade do preenchimento do Censo Escolar 2025. As ações, que seguem desde o início de maio e se estendem até o mês de junho, são formadas por encontros presenciais focados na qualificação das informações prestadas pela rede estadual.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica no País. Os dados informados impactam diretamente na formulação de políticas públicas, no repasse de recursos federais e na composição de indicadores como o IDEB, o SAEB e o SAERS. Além de informar sobre turmas, alunos, infraestrutura e profissionais, o Censo também coleta dados do ISE, sistema da Seduc para a gestão da rede. As formações foram organizadas em blocos temáticos e distribuídas por grupos regionais. Os encontros abordam desde os pontos de atenção no preenchimento do ISE até temas como cadastro de alunos, estrutura física das escolas, organização de turmas e lançamento de dados de rendimento escolar.
As ações são voltadas para cerca de 2.320 secretários escolares e 60 profissionais das CREs, que atuam como pontos focais do Censo Escolar e do ISE. O objetivo é orientar as equipes para que o preenchimento das informações ocorra de forma correta e consistente, respeitando os critérios técnicos e prazos estabelecidos. A etapa final das formações ocorre entre os dias 2 e 5 de junho, com a consolidação das informações e orientações para a fase de conferência dos dados.
Apoio digital às escolas
Para apoiar ainda mais as equipes escolares, a Seduc criou uma aba exclusiva no site institucional com conteúdos voltados ao Censo Escolar. A página reúne o caderno conceitual da edição 2025, tutoriais em vídeo, perguntas frequentes e um painel de acompanhamento. O conteúdo pode ser acessado neste link.
Além disso, está sendo estruturado um curso virtual no Portal Educação. O curso reunirá orientações específicas sobre o preenchimento correto dos dados, além de instruções sobre o uso das ferramentas de monitoramento e revisão do processo. As videoaulas, os tutoriais e os materiais usados durante as formações também estarão disponíveis no ambiente virtual.
A coleta de dados do Censo Escolar 2025 ocorre em duas grandes fases. A primeira, chamada Matrícula Inicial, será realizada entre os dias 30 de junho e 31 de julho e tem como data de referência o dia 28 de maio. Nessa etapa, são coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares. Já a segunda fase, prevista para o final do ano letivo, reúne os dados relativos à movimentação e ao rendimento dos estudantes, tendo como referência o último dia de aula do ano.