Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

VAMO PRA CIMA: Professora Ana Luíza Ramos, do Canal PoxaLulu, traz dicas de redação na última semana dos aulões

Publicação:

A imagem mostra a tela da aula ao vivo com a professora de redação Ana Luíza, do canal PoxaLulu.
A transmissão ocorreu ao vivo no Canal TV Seduc RS, no YouTube, em parceria com a ONG Crie o Impossível - Foto: Divulgação ASCOM | Seduc

Na última semana dos aulões da campanha Vamo pra Cima, a professora youtuber Ana Luíza esteve ao vivo, nesta terça-feira (17/09), na TV Seduc RS, do YouTube, trazendo conteúdos de reforço para o Enem 2024. A aula online teve ainda a participação dos estudantes, que puderam interagir via chat, mandando dúvidas e conversando com a professora.

A iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a ONG Embaixadores da Educação, envolve uma série de ações para auxiliar os estudantes da rede estadual na preparação para o exame. Além dos aulões, também são disponibilizados materiais de apoio personalizados aos estudos, e caravanas com eventos presenciais de mobilização viajarão pelas regiões do estado.

Mais conhecida por seus seguidores pelo canal PoxaLulu, Ana Luízac compartilhou dicas e técnicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo, no estilo cobrado pelo Enem. Ela possui mais de 300 mil inscritos no YouTube, onde divulga vídeo aulas focadas no modelo de redação da prova.

Aos 18 anos, enquanto se preparava para o vestibular de medicina, ela começou a desenvolver um método para praticar e organizar o modelo de redação exigido nas avaliações do Enem. Quando passou em Medicina, percebeu a nova vocação e decidiu mudar de curso, fazendo faculdade de Letras.

De forma descontraída, estimulando os estudantes, a professor Ana Luíza não deixou de expressar sua paixão por ensinar a escrever melhor para a prova. “Afinal de contas, a redação é a matéria mais importante do Enem. Adoro falar isso, pois puxo sardinha para o meu lado, mas é verdade. É a única matéria que, oficialmente, vale mil. Se estudarem de forma estratégica, vocês conseguem estudar menos conteúdos e aumentar a chance de tirar uma nota acima de 900”, reforça.

Ao longo da aula, ela detalhou o que é avaliado nas competências e explicou como funciona a estrutura de redação na prova, destacou que é preciso buscar inspiração nos textos de alunos que tiraram nota máxima nas provas anteriores. Ana Luíza também enfatizou que é necessário ter um repertório cultural, que sirva de embasamento para relacionar com o tema que está sendo proposto no exame.

ASSISTA À AULA COMPLETA ABAIXO

00:00:00/00:00:00

#VAMOPRACIMA ENEM 2024 | AULÃO 6 | POXA LULU (REDAÇÃO)

Na terça, 17 de setembro, a Ana Luíza, do canal Poxa Lulu, trouxe dicas de redação ao vivo, no canal TV Seduc RS. Essa super parceria com o Crie o Impossível, da ONG Embaixadores da Educação, apresenta uma equipe com alguns dos maiores professores youtubers do Brasil: Débora Aladim, Noslen, Ramilton Batinga, Henrique Araújo, Samuel da Cunha, Gustavo Reis, Letícia Goés, Gabriel Cabral, Sandro Curió, Hansen, Daniel Gomes de Oliveira, Fernanda Pessoa e Poxa Lulu. Crédito: TV Seduc RS




Secretaria da Educação