Workshop com o Terceiro Setor debate retomada da Rede Estadual
Publicação:

No esforço de auxiliar a reconstrução do sistema de ensino do Estado diante da crise climática, representantes do terceiro setor realizaram o workshop SOS Educação junto com a Secretaria da Educação (Seduc) ao longo desta terça-feira (28/8).
Realizado em formato híbrido, o encontro teve como objetivo avaliar as possibilidades de ajuda da iniciativa privada e do terceiro setor a partir das demandas mapeadas pela Seduc, com foco em ações emergenciais que possam ser executadas nos próximos 90 dias.
O evento, coordenado pelo Movimento Brasil Competitivo e pela empresa de consultoria Macroplan, buscou estabelecer um sistema de coordenação, identificando quais são os problemas e como cada organização envolvida pode cooperar na construção de soluções no curto prazo.
Durante a abertura, a Secretária de Educação, Raquel Teixeira, trouxe um panorama das escolas estaduais, destacando o impacto da catástrofe climática e ambiental em toda uma geração de alunos. “Temos que dar respostas aos estudantes, que têm o direito de ir à escola. A educação tem um papel central, estamos reconstruindo a capacidade das pessoas. Precisamos organizar essa oferta, agradecendo pelo empenho coletivo em prol de um Estado que muito contribuiu política, econômica e culturalmente para o Brasil e que precisa de todos neste momento”, ressaltou.
Equipes da Seduc apresentaram um diagnóstico nas áreas de infraestrutura escolar, em questões pedagógicas e de acolhimento e nas necessidades dos servidores após as enchentes no Rio Grande do Sul.
Com base nesses dados, a proposta da reunião foi elaborar uma composição de apoios e parcerias. A ideia é criar uma rede de governança, assegurando transparência na utilização dos recursos e avaliando riscos e possibilidades para acelerar a retomada das aulas. Grupos de trabalho também foram estabelecidos, assim como uma cronograma de reuniões semanais e quinzenais para acompanhar e alinhar as diferentes frentes de atuação.
O workshop também contou com a presença presencial e virtual de representantes do terceiro setor, empresas privadas e lideranças municipais, incluindo o Instituto da Educação, Todos pela Educação e o Instituto Ayrton Senna, além de 42 organizações disponíveis para colaborar.