Diretora da SEC prestigia Aula Magna na Faculdade de Educação da UFRGS
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A diretora geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Jane Kühn, representando o Governo do Estado, participou hoje, dia 22 de março, da Aula Magna da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS). ?Espaços e tempos para a criança explorar, interagir e aprender? foi o tema escolhido pela pedagoga e doutora em Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, convidada a falar para cerca de 120 estudantes, no auditório da Faced.
Antes da palestra, a professora da USP encontrou-se com Jane Kühn. Conversaram sobre o projeto piloto de alfabetização de crianças de seis anos que será desenvolvido junto a 600 turmas de escolas estaduais e municipais do Estado. A diretora geral explicou que o objetivo é avaliar e qualificar o aprendizado de habilidades e competências dos alunos, além de proporcionar a capacitação de professores. O projeto foi bem recebido pela pedagoga paulista, que realiza estudos na área, já tendo publicado trabalhos a respeito.
Pesquisadora do Centro Brasileiro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil, Zilma de Oliveira disse que não existe uma biologia padrão das crianças. Cada uma age e se desenvolve de acordo com os referenciais que recebeu da família e do meio, por isto é preciso ser feita uma avaliação constante, em razão das diferenças de capacidades de aprendizado. Mas questionou: ?há sentido em apresentar a escrita para uma criança? Nesta idade, ela assimila e transforma ou apenas repete??
A própria pesquisadora respondeu: ?a escrita está em todos os lugares. Desde cedo, a criança é atraída pelo que, no início, são apenas símbolos, que estimulam o desenvolvimento da imaginação. Assim, o aprendizado começa como uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, gerando gradativamente a capacidade de fazer escolhas. Durante o processo, observamos movimentos em direção à realização consciente do seu propósito. É quando a proposta pedagógica começa a se concretizar?.