Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Mostra Científica 2023 premia com medalha de ouro os projetos inovadores de alunos da Rede Estadual

Evento foi realizado na sede da Unisinos de Porto Alegre e contou com a presença de cerca de 300 pessoas

Publicação:

IMG 4735 (1)
Crédito: - Foto: Henrique Fornari
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) premiou, na tarde desta terça-feira, 21 de novembro, os trabalhos vencedores dos alunos na Mostra Científica 2023. Com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, o evento, realizado na sede Unisinos de Porto Alegre, teve o intuito de incentivar o protagonismo dos jovens por meio da criatividade e do empreendedorismo.
Foram destaque no encontro as seguintes escolas:  Escola Santa Cruz, do município de Santa Cruz do Sul, da 6ª CRE, na categoria Ensino Médio;  Escola Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande, na 18ª CRE, na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais; e  Escola Sagrada Família, de Santa Cruz do Sul, da 6ª CRE, na categoria Ensino Fundamental Anos Finais.

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Mostra Científica é uma grande oportunidade para que os estudantes mostrem o seu talento.

“Tivemos a presença de 90 equipes de alunos e professores de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que totalizam cerca de 270 pessoas envolvidas. Este é um momento único onde florescem todo o talento, a criatividade, o pioneirismo e protagonismo de nossas crianças e jovens da Rede Estadual. Estou orgulhosa com cada um dos trabalhos e quero parabenizar pelos excelentes projetos de extrema relevância para solucionar demandas da sociedade”, destaca.

Mostra Científica 2023

A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos).

Na primeira etapa, todas as escolas gaúchas classificaram um trabalho. Posteriormente, cada Coordenadoria Regional de Educação selecionou um trabalho de cada categoria para a fase estadual.

Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.

Secretaria da Educação