Mostra Científica 2023 premia com medalha de ouro os projetos inovadores de alunos da Rede Estadual
Evento foi realizado na sede da Unisinos de Porto Alegre e contou com a presença de cerca de 300 pessoas
Publicação:

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) premiou, na tarde desta terça-feira, 21 de novembro, os trabalhos vencedores dos alunos na Mostra Científica 2023. Com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, o evento, realizado na sede Unisinos de Porto Alegre, teve o intuito de incentivar o protagonismo dos jovens por meio da criatividade e do empreendedorismo.
Foram destaque no encontro as seguintes escolas: Escola Santa Cruz, do município de Santa Cruz do Sul, da 6ª CRE, na categoria Ensino Médio; Escola Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande, na 18ª CRE, na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais; e Escola Sagrada Família, de Santa Cruz do Sul, da 6ª CRE, na categoria Ensino Fundamental Anos Finais.
Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Mostra Científica é uma grande oportunidade para que os estudantes mostrem o seu talento.
“Tivemos a presença de 90 equipes de alunos e professores de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que totalizam cerca de 270 pessoas envolvidas. Este é um momento único onde florescem todo o talento, a criatividade, o pioneirismo e protagonismo de nossas crianças e jovens da Rede Estadual. Estou orgulhosa com cada um dos trabalhos e quero parabenizar pelos excelentes projetos de extrema relevância para solucionar demandas da sociedade”, destaca.
Mostra Científica 2023
A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos).
Na primeira etapa, todas as escolas gaúchas classificaram um trabalho. Posteriormente, cada Coordenadoria Regional de Educação selecionou um trabalho de cada categoria para a fase estadual.
Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.