Seduc promove formação para mediadores de gestão educacional
Os mediadores prestam apoio estratégico e fazem a ligação entre escola, comunidade e políticas públicas da área
Publicação:

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, até sexta-feira (23/5), a Formação de Mediadores de Gestão Educacional. As atividades estão sendo realizadas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, reunindo cerca de 40 servidores da Rede Estadual, entre analistas da educação e representantes das 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs).
O evento, que começou nesta quinta-feira (22/5), conta com a participação da titular-adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski, e de lideranças da pasta, que conduzem as palestras e as atividades de imersão. A formação tem o intuito de qualificar o trabalho dos mediadores de gestão educacional, uma atribuição dos analistas em educação da Rede Estadual. Eles atuam diretamente nas CREs, prestando apoio estratégico e fazendo a ligação entre escola, comunidade e política educacional.
Para Stefanie, o encontro marca uma mudança de cultura na educação, consolidando um desenho institucional na Seduc que busca facilitar a gestão escolar. “O papel dos mediadores é justamente servir como um ponto de apoio para as equipes diretivas, aproximando as estruturas da Seduc e das coordenadorias da realidade da escola. Temos CREs com cerca de 30 escolas, outras com mais de 230. São cenários completamente diferentes. Os mediadores ajudam, portanto, a entender as dificuldades específicas de cada instituição e oferecem um olhar mais individualizado e profundo sobre a realidade”, explicou.

Segundo a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Néri Barcelos, a formação também foi estruturada a partir de uma escuta ativa. “Todos nós temos uma trajetória na rede pública, e tudo o que discutimos aqui se conecta com as experiências de vocês. Tenho certeza de que o engajamento, a ação e a articulação que vocês demonstram podem contribuir para uma gestão mais acolhedora nas escolas”, afirmou.
O encontro desta quinta-feira teve um momento de integração, pensado para facilitar a troca de experiências entre os participantes. Com o propósito de alinhar o trabalho, coordenadores de várias áreas da Seduc destacaram os principais programas e explicaram a estrutura da secretaria, abordando as competências e responsabilidades de setores ligados às funções dos mediadores.
Ao longo do dia, os participantes conheceram o conteúdo do Guia do Mediador de Gestão Educacional, que inclui atribuições, rotinas e fases da mediação. Além disso, a programação envolve ainda oficinas práticas, que abordam desde o planejamento e a definição de estratégias até a utilização de indicadores e a elaboração de planos de ação articulados aos núcleos de gestão educacional.
Sobre os mediadores de gestão educacional
A atuação dos mediadores está fundamentada em uma abordagem sistêmica e baseada em evidências, que valoriza o diálogo, a análise de dados e a prática reflexiva. Os profissionais participam de reuniões semanais com os gabinetes regionais e dos ciclos de governança educacional, conectados a uma agenda institucional estruturada.
A iniciativa integra ainda as metas da Agenda da Educação 2025–2035, tendo o objetivo de transformar as diretrizes de longo prazo da Rede Estadual em ações concretas no cotidiano das escolas.
Edição: Secom