Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretarias de Educação do RS e de Pernambuco promovem intercâmbio para implantação da Educação em Tempo Integral

Publicação:

fe3353a7 f744 441f 9451 b587352321e2
crédito: - Foto: Seduc
Por Rodrigo Peixoto

Ocorreu nesta quarta-feira, 3 de maio, o primeiro dia de atividades do intercâmbio que levou uma comitiva da Secretaria da Educação do RS ao Pernambuco. Composta por lideranças da Seduc e 15 diretores de escolas estaduais, a equipe da Rede Estadual está na Capital, Recife,  para que possam conhecer em detalhes o reconhecido modelo de Tempo Integral praticado no estado nordestino. Entre os integrantes estão a secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski e o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo.

Durante a manhã, o grupo esteve na Secretaria da Educação e Esportes de Pernambuco, em encontro liderado pela secretária executiva de educação integral e profissional, Ana Cristina Dias.

Na ocasião, os gestores gaúchos puderem aprofundar seus conhecimentos sobre as práticas realizadas por meio de depoimentos das lideranças da pasta pernambucana.

A secretária adjunta Stefanie Eskereski destaca a importância do encontro para o encaminhamento das políticas educacionais do Rio Grande do Sul.

"O nosso objetivo é de levar tudo isso que estamos aprendendo aqui, todas as trocas que estamos vivendo, de volta para o RS, para construir o nosso modelo de Tempo Integral cada vez mais forte", afirma.

A diretora da Escola Fernando Ferrari, de Campo Bom, Maristela Brentano relata o sentimento dos docentes ao vivenciar esta experiência:

"Nesse momento sentimos uma grande emoção de estarmos aqui. Tivemos hoje a primeira etapa dessa conexão. Sabemos que temos muito ainda para aprender mas estamos em um caminho firme para a educação em Tempo Integral no Rio Grande do Sul", ressalta

No período da tarde, a visita foi à Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, primeira escola de Ensino Médio em Tempo Integral do Brasil e onde o modelo de Tempo Integral foi concebido. Priorizando o protagonismo do estudante em sua rotina, a escola conta com projetos ligados à saúde mental, acolhimento e monitoria, entre outras atividades.

A agenda prossegue até sexta-feira, 5 de maio, com visitas a outras unidades de educacão da rede estadual pernambucana, além de encontros com parceiros na execução do projeto de educação em Tempo Integral do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Educação