Seduc abre seleção para alfabetizadores populares e intérpretes de Libras no Programa Brasil Alfabetizado
Inscrições seguem até 8 de julho para atuação no programa, com auxílio de R$1200
Publicação:

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (02/07), a chamada pública para a seleção de candidatos às vagas de alfabetizadores populares e intérpretes de Libras que atuarão no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa de educação popular faz parte do novo ciclo do PBA 2025, que atenderá estudantes não alfabetizados.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de julho, por meio do formulário eletrônico. Ao todo, serão selecionados até 109 alfabetizadores voluntários, além de formação de cadastro reserva para intérpretes de Libras, que serão chamados conforme a demanda de turmas com estudantes surdos.
O programa visa mobilizar principalmente lideranças comunitárias com atuação em territórios com demandas identificadas de alfabetização, tendo em vista que o próprio alfabetizador será responsável pela formação da sua turma. Para se candidatar como alfabetizador, é necessário ter ensino médio completo e experiência comprovada em alfabetização. No caso dos intérpretes de Libras, exige-se também formação específica na área. Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos completos.
Servidores públicos também podem participar da seleção, desde que a atuação no programa seja compatível com a sua carga horária e não interfira no exercício de suas funções. Durante a inscrição, todos os documentos comprobatórios exigidos pelo edital devem ser encaminhados em um único arquivo no formato PDF.
Uma comissão formada por uma equipe da Seduc avaliará o currículo dos candidatos, que serão classificados por meio de critérios de pontuação, a partir dos comprovantes e dos certificados de formação acadêmica e de experiência na área. Após o período de recursos, o resultado final será divulgado no dia 11 de julho no site da Seduc, e os selecionados iniciarão as atividades nas turmas a partir do dia 14 de julho.
A atuação dos alfabetizadores e dos intérpretes de Libras será considerada de caráter voluntário e não configurará vínculo empregatício com a Rede Estadual ou com o PBA. No entanto, ao assinar o termo de compromisso, os voluntários selecionados receberão um auxílio financeiro mensal de R$1200 como apoio para custeio de despesas pessoais. Os valores serão pagos pelo Ministério da Educação.
Ao longo da execução do programa, os voluntários participarão de atividades de formação inicial e continuada. Os trabalhos voluntários serão realizados em turmas de jovens, adultos e idosos, com turmas nos centros urbanos e nas zonas rurais, conforme as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e municípios com vagas disponíveis.
Mais informações podem ser consultadas no edital publicado na edição desta quarta-feira (02/07) do Diário Oficial do Estado.
Clique aqui para fazer a sua inscrição