Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Abertas as inscrições para cursos técnicos da Rede Estadual

Ao todo, serão mais de 9,5 mil vagas distribuídas em 36 habilitações de Educação Profissional

Publicação:

Os interessados têm até o dia 22 de junho para efetuar inscrição, exclusivamente no site da Seduc.
Os interessados têm até o dia 22 de junho para efetuar inscrição, exclusivamente no site da Seduc - Foto: Arquivo/SEDUC
Por Leonardo Ozório

Mais de 9,5 mil vagas para cursos de Educação Profissional serão ofertadas gratuitamente pela Secretaria da Educação (Seduc), a partir desta segunda-feira (12/06), em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Ao todo, serão 36 habilitações técnicas de nível médio na forma subsequente¹, concomitante² e aproveitamento de estudos do Curso Normal³.

Os interessados têm até o dia 22 de junho para efetuar inscrição, exclusivamente pelo site da Seduc. As vagas serão destinadas conforme edital do processo seletivo de ingresso. Quando previsto provas, estas deverão ser realizadas entre 29 de junho e 1º de julho. No caso de sorteio eletrônico, a programação ficou para 28 de junho.

Os candidatos designados serão notificados por e-mail e terão entre 21 e 28 de julho para a realização da matrícula. As aulas começam em 1º de agosto. Você pode acessar a ficha de inscrição clicando aqui.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Inscrições e matrículas devem ser feitas diretamente no estabelecimento de ensino desejado e que disponha da modalidade entre 21 e 28 de junho. O aluno deverá ter idade mínima de 15 a 18 anos, completa até o dia das matrículas, para participar dos cursos de ensino Fundamental e Médio, respectivamente.

¹ Quando o estudante já concluiu o Ensino Médio;
² Trata-se de duas matrículas. É quando o aluno está matriculado no Ensino Médio e, paralelamente, no técnico de nível médio;
³ Quando o aluno já cursou disciplinas de Ensino Médio e fará as cadeiras necessárias do Magistério para obter habilitação;
4 Cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) escolherá respectiva data e horário para aplicação do exame, estando dentro do período proposto.

Secretaria da Educação