Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

App desenvolvido pela Procergs permitirá que pais acompanhem frequência e desempenho dos filhos na escola

Projeto-piloto está sendo desenvolvido na Escola Sarmento Leite

Publicação:

Presidente da Procergs é otimista sobre o app
Presidente da Procergs é otimista sobre o app - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em conjunto com a Procergs, começou hoje (14/08) um projeto piloto que visa à melhoria do atual sistema de gerenciamento de dados de alunos, o ISE. O projeto-piloto está sendo implantado na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Sarmento Leite, no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre. O app ISE é um aplicativo desenvolvido pela Procergs que possibilitará um acompanhamento mais dinâmico e eficaz dos estudantes. Ele permitirá que diretores, professores e até pais de alunos saibam online a situação estudantil do aluno – e também se ele está na escola.

O app funciona como um diário de classe online. Na hora de fazer a chamada, o professor vai usá-lo para marcar se o aluno está na escola. A funcionalidade permitirá ainda realizar a expressão de resultados dos estudantes, conforme parâmetros já cadastrados no ISE. Os professores irão alimentar o sistema com dados e, futuramente, será disponibilizado para que os responsáveis pelos alunos acompanhem as informações – basicamente, como em quase todos os apps disponíveis para smartphones.

Secretário esteve ontem na Sarmento Leite
Secretário esteve ontem na Sarmento Leite - Foto: Renato Gava/Seduc

“A tecnologia é uma ótima ferramenta de controle, além de favorecer o aprendizado. Estamos atentos a isso”, disse o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer.

O aplicativo é uma evolução do ISE, utilizado em todo o Estado para gerenciar os dados dos alunos. O projeto terá acompanhamento de pedagogos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e técnicos da Procergs. Esta semana, no Sarmento Leite, os professores começam a colocar dados de frequência de aula.

Posteriormente, o sistema fará a chamada expressão de resultados – conferir se o aluno está em crescimento no que diz respeito à aprendizagem. O acesso aos pais é outro passo, de acordo com a Procergs, a ser implantado em breve.

Na primeira fase do projeto, 15 professores e seis membros da diretoria da Sarmento Leite estão cadastrados para operar o app. Eles receberam instruções dos técnicos da Procergs.

Quadro mostrados aos professores explica o sistema
Quadro mostrados aos professores explica o sistema - Foto: Renato Gava/Seduc

“Vamos aguardar a avaliação dos próprios professores para ir fazendo ajustes no app. O sistema já funciona bem, e tende a melhorar”, afirmou o presidente da Procergs, Antônio Ramos Gomes.

A expectativa é de que, já em 2018, o serviço seja expandido a escolas de todo o Estado.

“Os pais terão como acompanhar o desempenho do filho e saber se ele está ou não na escola, isso é muito bom. Para nós, vai ser muito bom também, pois teremos acompanhamento diário, não é preciso esperar nem um dia para saber como está a situação de cada aluno”, opinou a coordenadora da 1ª CRE, Maria Luiza Moraes.

Secretaria da Educação