Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas da Rede Estadual preparadas para o ano letivo

A Seduc acompanhou obras de escolas da Capital e Interior que realizaram melhorias para o novo ano letivo

Publicação:

Novas salas de aula aguardam os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chiká
Novas salas de aula aguardam os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chiká - Foto: Tayná Schultz
Por Tayná Schultz

Os mais de 870 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Elmano Lauffer Leal, na zona Norte de Porto Alegre, vão encontrar a escola com a pintura interna, grama cortada, janelas, vidros e portas consertados, além de classes, livros novos e aparelhos de ar condicionado. Esta é uma das 24 escolas estaduais que, em uma ação que envolveu as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Obras, Habitação e Saneamento, passaram por melhorias estruturais para receberem 2018 de cara nova.
A escola, que completa 50 anos em novembro, dedicou também parte das verbas recebidas do governo para colocação de vidros de policarbonato, que evitam estilhaços, em todas as janelas. Este ano, a escola vai abrigar sete turmas de primeiro ano do Ensino Médio, divididas nos três turnos. Segundo a diretora, trata-se da série que tem maior procura.


As 70 classes e cadeiras novas foram dispostas em novo layout de Arena, a ser estreado este ano. O modelo foi pensado pela diretora Monica Beatriz Mog, que acredita que a disposição das classes influencia na socialização dos alunos, podendo, assim, contribuir para a inclusão dos estudantes e manter o foco da atenção no professor. Além dos alunos, os professores também serão surpreendidos com melhorias, vão receber armários novos.

“Se me perguntares quando a escola está em obras, vou responder que sempre. Estamos sempre arrumando aqui e ali, repintando, conquistando coisas novas. O retorno que temos dos alunos é a conservação e empenho. Nossa escola é muito recomendada por ex-alunos, o que nos deixa imensamente felizes, ” disse a diretora.
Em Porto Alegre, ainda estão em obras os colégios Heitor Villa Lobos, Érico Veríssimo, Paula Soares e Aberto Torres. E estão iniciando as obras os seguintes estabelecimentos: Henrique Farjat, Venezuela, Jeronimo de Ornellas, Piratini e Dom Pedro I.

Fim da espera 

Depois de 18 anos, será inaugurado o prédio novo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chiká, de Porto Alegre. No ano passado, as crianças do primeiro e segundo ano tiveram que assistir às aulas dentro de contêineres colocados no pátio. Nesta semana, ex-alunos e comunidade escolar em geral se disponibilizaram a ajudar a colocar as mais de 200 novas classes e cadeiras, entregues na terça-feira. Os alunos vão receber a escola em ordem e, ainda no primeiro semestre, outra melhoria será finalizada: uma subestação de energia, que permitirá a instalação de equipamentos mais modernos – inclusive um elevador.
“A sensação é de alívio e esperança renovada. Agora temos condições de desenvolver nossos projetos docentes de forma efetiva, ” declarou a diretora Ivelise Camboim.
Além das obras e classes, a escola realizou toda a pintura externa e interna de salas, consertou banheiros, cortou a grama e arrumou os brinquedos do pátio.



Região Metropolitana

 A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, recebeu a instalação de 20 aparelhos de ar condicionado. Em Alvorada, a Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde ganhou uma subestação de Energia que permitirá a instalação de climatizadores. Também em Alvorada, a Escola Estadual de Educação Básica Júlio César Ribeiro de Souza teve concluída a instalação da rede elétrica.
Foram 24 escolas do Estado que concluíram obras entre dezembro e fevereiro de 2018 - 15 são de Porto Alegre. E, este mês, o Governo do Estado anunciou o início de obras em 80 estabelecimentos de ensino, um investimento de mais R$ 11 milhões. São escolas de todas as partes do Estado. De acordo com o Departamento Administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Secretaria da Educação