Educação debate Formação Docente

Encontro tratou da nova BNCC e da construção do Referencial Curricular Gaúcho

Secretário estadual de Educação e presidente do FEPAD/RS, Ronald Krummenauer, deu o início ao debate nesta terça-feira (22)

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Rio Grande do Sul (FEPAD-RS), promoveram, nesta terça-feira (22), o Seminário “Políticas de Formação Docente: Articulação entre Redes”. O objetivo do evento, realizado no Auditório do prédio 40 da PUC, na Capital, foi debater e refletir as transformações atuais na formação inicial e continuada de professores, sob o ponto de vista da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho.

Segundo o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a capacidade de articulação, entre as organizações educacionais do Estado, é essencial para a construção de uma educação de qualidade. “A qualificação da formação continuada também passa pela inclusão de questões relacionadas à nova realidade do mercado de trabalho. Precisamos estar preparados para atender aos desafios que os jovens do século XXI irão encontrar”, destacou.

A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Raquel Padilha, afirma que a formação docente deve estar articulada com os conceitos da nova BNCC e da construção do Referencial Curricular Gaúcho. “Todas as iniciativas, de busca da qualificação do ensino e dos professores, em benefício dos alunos, devem funcionar de forma conjunta”, explicou.

Conforme o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), André Lemes da Silva, o protagonismo da profissão docente é fundamental para o êxito das políticas públicas. “Quando queremos estar articulados e temos consciência do nosso papel de gestores públicos, nós podemos, sim, trabalhar em conjunto pela educação”, afirmou.

Referencial Curricular Gaúcho

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está disponibilizando uma plataforma digital para receber sugestões de educadores que queiram participar da consulta pública para a formatação do Novo Referencial Curricular Gaúcho. Após se cadastrarem no site, os educadores das redes estadual e municipal e de escolas privadas poderão oferecer sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo, a ser implementado a partir de 2019.

A iniciativa, que é promovida pela Seduc, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), tem o objetivo de criar uma base comum curricular integrada, trabalhando temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

FEPAD/RS

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente dos Profissionais do Magistério da Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul - FEPAD/RS, presidido pela secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, é composto por 36 instituições, entre elas estão as Universidades Públicas, Comunitárias, Institutos Federais, Sindicatos, Fóruns e Associações.

O FEPAD/RS tem o objetivo de propor e concretizar, através de ações e programas específicos do Ministério da Educação - MEC e demais programas governamentais, conforme os planos estratégicos, o regime de colaboração entre a União, o Estado e seus Municípios, para formação inicial, continuada e outras modalidades, dos profissionais do magistério, para as redes públicas da educação básica.

Presenças

A cerimônia de abertura do evento, ocorrida na parte da manhã, ainda contou com as presenças do pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUC-RS, irmão Manuir Mentges; e a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Lorena Damasceno.