Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novos diretores serão capacitados para gestão escolar em curso on line

Publicação:

Lançamento do curso de Gestão Online para Diretores de Escolas ocorreu na tarde desta segunda-feira (19)
Lançamento do curso de Gestão Online para Diretores de Escolas ocorreu na tarde desta segunda-feira (19) - Foto: Palácio Piratini
Por Paulo César Flores

Mais de 2,5 mil gestores escolares que serão eleitos por votação em suas comunidades para o triênio 2019/21 serão capacitados em Curso de Gestão para diretores de escolas. O governo do Estado lançou nesta segunda-feira (19), no Palácio Piratini, a assinatura da ferramenta, com as presenças do governador José Ivo Sartori e do secretário da Educação (Seduc), Ronald Krummenauer. 

Inédito no Rio Grande do Sul, o programa de 120 horas será no sistema de Ensino à Distância (EaD), divididas em três etapas, em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos. O curso traz informações sobre o funcionamento de todos os departamentos da secretaria – Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos, Logística, Jurídico e Pedagógico. 

O conteúdo do curso de qualificação é obrigatório para os gestores eleitos na Seduc, quando novos diretores e vice-diretores tomarão posse até o final deste ano. A ação agilizará desde obras de manutenção a atividades pedagógicas nas instituições de ensino. A primeira etapa já se iniciou no dia 9. Em uma avaliação preliminar com 3.052 inscritos, foi apontado pela maioria – em um percentual de 78,6% – que o conteúdo é relevante. 

O compromisso com aprendizagem, capacidade de liderança e vínculo com a comunidade escolar são as diretrizes para o êxito da gestão de novos diretores, avalia Sartori. “Para ser diretor, tem que conhecer a realidade da escola. Com estas ferramentas, vamos qualificar a Educação, aliada a muito trabalho. Esse é um compromisso que assumimos e estamos cumprindo”, afirma o governador. 

A construção e validação do curso teve a colaboração das coordenadorias e comunidades escolares a partir de reuniões semanais, avaliando os critérios de conteúdo, planejamento estratégico e cultura digital. Para Krummenauer, o legado que fica para o Rio Grande é fundamental para a gestão escolar. “Muito do conteúdo é das conversas com professores, a partir de suas indagações, e que, de certa maneira, vamos estar respondendo a partir do curso”, apontou. 

Dentro de 10 dias, será lançado o segundo módulo com 40 horas semanais, explicando o funcionamento e a melhor maneira de encaminhar demandas à Seduc. O terceiro módulo, também de 40h, que ocorre em março de 2019, mostra ações indispensáveis ao cotidiano de quem desempenha a gestão escolar.

A eleição de novos diretores ocorre no próximo  dia 27 e os mandatos são de três anos. Os futuros gestores vão aprender noções de liderança e receberão informações sobre o funcionamento e a melhor maneira de encaminhar demandas à Seduc. Há também conteúdo voltado para a comunicação (treinamento de mídia).

Secretaria da Educação