Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Nota da Seduc a respeito das Coordenadorias Regionais de Educação

Publicação:

Brasão Seduc
Brasão Seduc - Foto: seduc
Por Seduc

Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta com 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e a Divisão Porto Alegre (DPA).

O sistema foi criado no milênio passado para agilizar a comunicação entre a Seduc, com sede em Porto Alegre, e as mais de 2,5 mil escolas da rede estadual. Suas diretrizes e atuação são baseadas em formas de comunicação anteriores a adventos como celular, e-mail e, sobretudo, mídias sociais.

Baseado nisso, a Seduc informa que:

 

1 – A estrutura atual de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) precisa ser otimizada para que gere ainda melhores resultados sem onerar os cofres públicos. Os modernos meios digitais de comunicação fazem com que, na Secretaria de Estado da Educação, seja possível uma estrutura mais leve e capaz de gerar melhores resultados em um tempo mais curto.

 

2 – O estudo é preliminar. Por isso a estrutura de Coordenadorias a ser montada não está definida no que diz respeito a quantidade de sedes e de servidores. A reformulação leva em conta benefícios pedagógicos, estruturais e nos Recursos Humanos.

 

3 – A reforma no sistema é uma necessidade para uma rede que teve, nos últimos 15 anos, uma redução de cerca de 600 mil alunos na rede pública estadual. Vai ajudar a enxugar a máquina pública e, ainda trazer benefícios para toda a comunidade escolar.

 

4 – Com as demais secretarias estaduais, estamos buscando a viabilidade de concentrarmos em locais únicos os diversos serviços ofertados pelo Estado.

 

5 – Estão sendo avaliadas formas de gestão otimizada em todas as áreas da Seduc, um compromisso do governo estadual. Transporte de alunos, realocação de servidores e todas as formas de redução de custos, sem perda na qualidade de serviço, serão adotadas.

 

É o Governo do Estado buscando alternativas para um futuro promissor ao Rio Grande do Sul.

Secretaria da Educação