Professores gaúchos são selecionados para Missão Pedagógica no Parlamento

16 educadores representarão o RS no programa da Câmara dos Deputados

Missão Pedagógica no Parlamento 2018
Missão Pedagógica no Parlamento 2018 reuniu representantes de todo o país - Foto: Governo do Estado do Mato Grosso

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019, promovido pela Câmara dos Deputados, terá a participação de 16 professores do Rio Grande do Sul. A lista com os representantes foi divulgada e conta com 14 docentes da rede estadual e dois da rede municipal. O projeto ocorre em duas etapas: a primeira é à distância, quando os educadores desenvolvem e aplicam trabalhos em suas instituições de ensino com o tema Educação para Democracia e o Parlamento. A segunda etapa será na sede do Poder Legislativo, entre os dias 11 e 14 de junho, com a presença de dois selecionados entre os 16.

Conforme o coordenador estadual do programa, Clark Balbueno Sarmento, programas como esse são extremante importantes para o exercício da docência. “A valorização da escola pública como espaço de vivência democrática e de exercício da cidadania é extremamente necessária. O professor é um dos principais agentes deste contexto, por isso sua participação e engajamento em projetos como esse corroboram para o protagonismo da juventude em nossas escolas", afirma.

Programa Missão Pedagógica

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma formação para educadores que acreditam que a escola seja um espaço importante para a formação cidadã democrática e desejam trabalharem com temáticas como cidadania, política, democracia e Poder Legislativo em suas escolas. De todos os inscritos no país, foram sorteados eletronicamente 432 professores, sendo 16 por Estado.

Na fase presencial, são selecionados dois de cada unidade da Federação que tiveram melhor desempenho na etapa à distância. A dupla escolhida receberá certificado de curso de formação de 130 horas – os demais 14 pré-selecionados receberão certificado de 40 horas. A viagem é custeada pela Câmara dos Deputados e ocorrerá entre 10 e 14 de junho de 2019.

Confira a lista dos selecionados

Cristian Mendes dos Santos – Escola Estadual Professora Branca Diva - DPA

Magali Capeletti – Instituto Estadual de Educação Coronel Genuíno Sampaio - 2ª CRE

Marcio Ricardo Dorr Adamoli – Escola Estadual Anita Garibaldi - 3ª CRE