Página Inicial
Bem-vindo
23 de julho de 2014
08h30min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Plataforma Freire

A Secretaria da Educação do RS tem como uma de suas políticas prioritárias a formação continuada e permanente de professores. A capacitação permanente dos educadores é uma ação importante para criar condições de melhoria do ensino, sendo um dos eixos das políticas públicas desta Secretaria.

A política de formação de professores busca a qualificação dos docentes em exercício na Rede Estadual, através da adesão ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, junto ao Ministério da Educação, entre outros.

O PARFOR visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

O acesso dos docentes aos cursos do PARFOR é realizado por intermédio da oferta de turmas em cursos de licenciatura, programas de segunda licenciatura - ofertados somente na modalidade presencial - e formação pedagógica das Instituições de Educação Superior - IES.

Podem se pré-inscrever nos cursos de licenciatura, docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula. Para o curso de Pedagogia é necessário comprovar estar no exercício da docência na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental.

Nos Programas de Segunda Licenciatura, podem se pré-inscrever docentes que já possuam formação em licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Neste caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula.

Nos Programas de Formação Pedagógica, podem se pré-inscrever docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

Para o professor se cadastrar na Plataforma Freire e realizar a pré-inscrição:

  • Acessar o site: http://freire.mec.gov.br, clicar em Acessar o sistema (lado esquerdo da tela), ao encontrar a expressão Primeiro acesso à Plataforma Freire, clicar e preencher seus dados. Cadastrar uma senha (com quatro letras e dois números);
  • Feito isso, o professor retorna à tela principal e clica em Já sou cadastrado, informa CPF e senha e clica em Autenticar, então aparece a tela principal da Plataforma. Entre a série de ícones informativos, ao encontrar currículo do professor, deve clicar e aparecerá o seu nome.
  • No campo seguinte, descrever em poucas linhas um resumo do seu currículo (formação, experiências). Salvar as informações e passar para o próximo campo, onde vai detalhar sua formação acadêmica e complementar;
  • No próximo espaço, vai informar sobre a atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino);
  • No outro espaço, descrever projetos que tenha desenvolvido na escola;
  • Nos próximos campos são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação;
  • Após, acessar o ícone cursos disponíveis pré-inscrição e realizar a pré-inscrição em um dos cursos disponíveis, no catálogo de cursos.

Lembretes importantes:

  • Não esquecer: 1º) Cadastro; 2º) Já sou cadastrado é que faz a pré-inscrição;

Relação Aluno/Universidade. Aluno deve lembrar para qual curso e Universidade se inscreveu;

Com seu CPF e senha o docente poderá continuar acessando o sistema posteriormente para acompanhar sua pré-inscrição. IMPORTANTE: Tomar nota para não esquecer sua senha.

Calendário de atividades do Parfor Presencial referente à oferta 2014

Veja aqui o tutorial para a pré-inscrição

Veja aqui o material informativo do PARFOR.