Página Inicial
Bem-vindo
28 de agosto de 2016
15h50min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Projeto Província de São Pedro

Projeto Província de São Pedro destina um computador por aluno e professor

O que é

O Programa Província de São Pedro (PSP) organiza o planejamento pedagógico com um computador (netbook) para cada aluno e professor (1:1) distribuídos no Ensino Fundamental, em escolas estaduais nos municípios que fazem fronteira com o Uruguai, em algumas escolas localizadas nos Territórios da Paz na região metropolitana e em instituições que já utilizavam a tipologia 1:1 em seus projetos. Também integram o Programa a formação e distribuição de tablets para os professores do Ensino Médio Politécnico, da Educação Profissional e o Ensino Normal, o planejamento pedagógico com o uso dos Laboratórios Móveis com laptops entregues às escolas com mais de 100 alunos do Ensino Médio Politécnico e Normal, a modernização e ampliação dos laboratórios de informática das escolas, a distribuição de lousas eletrônicas e a conexão em banda larga na rede estadual.

Objetivo

Proporcionar a formação em serviço para os professores da rede estadual, propiciando a vivência dos alunos e dos professores na linguagem da tecnologia digital, sendo o principal instrumento de modernização tecnológica da rede estadual. A introdução do computador no processo educativo não visa substituir o professor, mas sim, ser um parceiro no trabalho pedagógico desenvolvidos pelos docentes.

Investimento

A Seduc já investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição dos netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores, através de oficinas, cursos presenciais e à distância , bem como nas próprias escolas. A estimativa é de que o final de 2014 o projeto vá até 35 municípios, beneficiando 105 escolas estaduais com a distribuição dos computadores.

Parceria

O programa Província de São Pedro tem a parceria da Secretaria da Fazenda (Sefaz), através da Procergs e da Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador.

 

Veja aqui a apresentação do projeto.

Leia aqui o livro "Tecnologias na Educação - ensinando e aprendendo com as TIC: Uma proposta para a Educação do Campo"

 

Assessoria de Comunicação Social/Seduc
Coordenação: Marcela Santos
Contato: (51) 3288 4737/4740/4733