Página Inicial
Bem-vindo
4 de dezembro de 2016
20h22min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Projeto Província de São Pedro

Projeto Província de São Pedro destina um computador por aluno e professor

O que é

O Programa Província de São Pedro (PSP) organiza o planejamento pedagógico com um computador (netbook) para cada aluno e professor (1:1) distribuídos no Ensino Fundamental, em escolas estaduais nos municípios que fazem fronteira com o Uruguai, em algumas escolas localizadas nos Territórios da Paz na região metropolitana e em instituições que já utilizavam a tipologia 1:1 em seus projetos. Também integram o Programa a formação e distribuição de tablets para os professores do Ensino Médio Politécnico, da Educação Profissional e o Ensino Normal, o planejamento pedagógico com o uso dos Laboratórios Móveis com laptops entregues às escolas com mais de 100 alunos do Ensino Médio Politécnico e Normal, a modernização e ampliação dos laboratórios de informática das escolas, a distribuição de lousas eletrônicas e a conexão em banda larga na rede estadual.

Objetivo

Proporcionar a formação em serviço para os professores da rede estadual, propiciando a vivência dos alunos e dos professores na linguagem da tecnologia digital, sendo o principal instrumento de modernização tecnológica da rede estadual. A introdução do computador no processo educativo não visa substituir o professor, mas sim, ser um parceiro no trabalho pedagógico desenvolvidos pelos docentes.

Investimento

A Seduc já investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição dos netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores, através de oficinas, cursos presenciais e à distância , bem como nas próprias escolas. A estimativa é de que o final de 2014 o projeto vá até 35 municípios, beneficiando 105 escolas estaduais com a distribuição dos computadores.

Parceria

O programa Província de São Pedro tem a parceria da Secretaria da Fazenda (Sefaz), através da Procergs e da Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador.

 

Veja aqui a apresentação do projeto.

Leia aqui o livro "Tecnologias na Educação - ensinando e aprendendo com as TIC: Uma proposta para a Educação do Campo"

 

Assessoria de Comunicação Social/Seduc
Coordenação: Marcela Santos
Contato: (51) 3288 4737/4740/4733