Página Inicial
Bem-vindo
24 de outubro de 2014
14h51min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

SAERS

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS

O QUE É O SAERS?

É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas.

QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO?

As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS.

QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS?

Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio.

O QUE É AVALIADO?

Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos.

COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS?

São considerados para:

  • Implementação de ações de formação continuada de professores;
  • Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados;
  • Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica.

POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL?

  • Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais;
  • Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula;
  • Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos.