Página Inicial
Bem-vindo
1 de agosto de 2014
23h25min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

SEAP/RS - Sistema Estadual de Avaliação Participativa

O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap) é uma avaliação institucional do conjunto da rede estadual, feita pelos próprios protagonistas (professores, alunos, pais, funcionários e gestores). São avaliadas as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o órgão central da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Seap constitui-se em alternativa as avaliações externas de larga escala. Está organizado em seis dimensões e 50 indicadores, com seus respectivos descritores. Todo o processo ocorre de forma participativa e as respostas são inseridas no sistema on-line, o que garante agilidade e segurança. Os dados são usados no planejamento para o ano seguinte.

Etapas do SEAP para a avaliação coletiva nas Instituições

O procedimento é anual e tem duas etapas em cada uma das Instituições:

NA ESCOLA:

Na primeira Etapa o Conselho Escolar organizará os procedimentos para que a comunidade escolar participe das respostas às informações solicitadas no "Caderno de Avaliação nº 2: Itinerário para todos: Roteiro para Avaliação Coletiva das Dimensões Institucionais da Escola", e realiza o Diagnóstico geral da escola considerando o conjunto das dimensões contido no Caderno de Avaliação nº 2.

Na segunda etapa, sob a coordenação do Conselho Escolar, os diversos segmentos da comunidade escolar serão mobilizados para avaliar a escola no conjunto das dimensões contidas no Caderno de Avaliação nº 2, e lançar no SIMEC-RS o resultado dessa avaliação.

Abaixo a representação dessas duas etapas:

NA COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE):

Na primeira Etapa ocorrerá a discussão prévia dos os indicadores que compõe o "Caderno de Avaliação nº 3: Itinerário para todos: Roteiro para Avaliação Coletiva das Dimensões Institucionais da Coordenadoria Regional de Educação", em cada um dos Setores da Coordenadoria Regional de Educação.

Na segunda etapa será a discussão coletiva com todos os Setores do conjunto das dimensões contidas no Caderno de Avaliação nº 03, lançada diretamente no SIMEC-RS.

Abaixo a representação dessas duas etapas:

NA SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO - SEDUC:

Na Primeira Etapa ocorrerá a discussão prévia dos os indicadores que compõe o "Caderno de Avaliação nº 4: Itinerário para todos: Roteiro para Avaliação Coletiva das Dimensões Institucionais da SEDUC", em cada um dos Departamentos da do órgão central da SEDUC.

Na segunda etapa dar-se-á a discussão coletiva com todos os Departamentos do conjunto das dimensões contidas no Caderno de Avaliação nº 04, lançada diretamente no SIMEC-RS.

Abaixo a representação dessas duas etapas:

Cadernos de Avaliação Institucional


Cadernos de Avaliação dos Membros do Magistério


Acesso

Informações