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25 de outubro de 2014
22h15min
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Governo do Estado do Rio Grande do Sul

SEAP/RS - Sistema Estadual de Avaliação Participativa

O QUE É O SEAP

O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) é uma proposta de diagnóstico institucional do conjunto da rede estadual, feita pelos próprios protagonistas (professores, alunos, pais, funcionários e gestores). São avaliadas as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e o órgão central da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), num ciclo anual desdobrado em diagnóstico, planejamento e avaliação. Ele é composto de seis dimensões e 50 indicadores, com seus respectivos descritores. Todo o processo ocorre de forma participativa e as respostas são inseridas no sistema on-line a partir de Comissão Representativa eleita pelo coletivo, o que garante agilidade e segurança.

DIMENSÕES, INDICADORES e DESCRITORES

As DIMENSÕES revelam todas as condições sob as quais funciona um nível institucional, seja ela a escola, a Coordenadoria ou a SEDUC. São elas:

Dimensão 1 - Gestão Institucional;

Dimensão 2 - Espaço Físico da Instituição;

Dimensão 3 - Organização e Ambiente de Trabalho;

Dimensão 4 - Condições de Acesso, Permanência e Sucesso na Escola;

Dimensão 5 - Formação dos Profissionais da Educação;

Dimensão 6 - Práticas Pedagógicas e de Avaliação.

A partir da análise de cada uma delas poderemos verificar os aspectos positivos ou negativos, os avanços ou entraves que existem no dia a dia da escola, CRE e SEDUC.

Os INDICADORES são em número de cinquenta (50), estes são desdobramentos das Dimensões, em que se apresentam as várias questões que pormenorizam o funcionamento de um determinado aspecto da tarefa de gestão.

Os DESCRITORES, sempre numa gradação de 1 a 5, apresentam cada indicador em vários cenários - da situação mais crítica (1) à situação mais favorável (5). São detalhamentos dos indicadores, que pontuam a qualidade e gradação (dos pontos fortes aos mais fracos) das condições da existência de cada indicador (apontam como aquele indicador estaria bem ou mal).

A cada pontuação assinalada corresponde uma justificativa. Esta deve ser resultado da discussão coletiva, durante a construção dos diagnósticos. O conteúdo da justificativa será decisivo na qualificação da pontuação, bem como trará elementos importantes na definição de metas do futuro planejamento.

O CICLO ANUAL DO SEAP

O Ciclo Anual do SEAP, nos diferentes níveis institucionais - Escola, Coordenadoria e SEDUC -, está assim representado pela figura abaixo com seus respectivos prazos:

1ª etapa: será elaborado um diagnóstico preliminar pelos participantes, conforme cada nível institucional, a partir da análise das seis dimensões e dos cinquenta indicadores quantitativos contidos no portal operacional do SEAP/RS (https://eap.rs.gov.br) ou no Caderno de Avaliação.

2ª etapa: serão realizadas reuniões do coletivo para análise do diagnóstico preliminar, debates e encaminhamentos. Nesta etapa devem ser escolhidos os representantes para compor a Comissão Representativa de Elaboração e Acompanhamento da Avaliação Institucional da escola/coordenadoria/SEDUC.

3ª etapa: a Comissão Representativa de Elaboração e Acompanhamento da Avaliação Institucional, integrada pelos representantes de cada setor anteriormente escolhidos, após o debate e tomada de decisões, lançarão os dados no portal operacional do SEAP/RS (https://eap.rs.gov.br).

A seguir, a representação gráfica do SEAP em cada unidade educativa.

Na SEDUC

Na Coordenadoria

Na Escola

Cadernos de Avaliação Institucional


Cadernos de Avaliação dos Membros do Magistério


Acesso

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