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28 de dezembro de 2014
23h02min
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Governo do Estado do Rio Grande do Sul

SEAP/RS - Sistema Estadual de Avaliação Participativa

O QUE É O SEAP

O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) é uma proposta de diagnóstico institucional do conjunto da rede estadual, feita pelos próprios protagonistas (professores, alunos, pais, funcionários e gestores). São avaliadas as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e o órgão central da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), num ciclo anual desdobrado em diagnóstico, planejamento e avaliação. Ele é composto de seis dimensões e 50 indicadores, com seus respectivos descritores. Todo o processo ocorre de forma participativa e as respostas são inseridas no sistema on-line a partir de Comissão Representativa eleita pelo coletivo, o que garante agilidade e segurança.

DIMENSÕES, INDICADORES e DESCRITORES

As DIMENSÕES revelam todas as condições sob as quais funciona um nível institucional, seja ela a escola, a Coordenadoria ou a SEDUC. São elas:

Dimensão 1 - Gestão Institucional;

Dimensão 2 - Espaço Físico da Instituição;

Dimensão 3 - Organização e Ambiente de Trabalho;

Dimensão 4 - Condições de Acesso, Permanência e Sucesso na Escola;

Dimensão 5 - Formação dos Profissionais da Educação;

Dimensão 6 - Práticas Pedagógicas e de Avaliação.

A partir da análise de cada uma delas poderemos verificar os aspectos positivos ou negativos, os avanços ou entraves que existem no dia a dia da escola, CRE e SEDUC.

Os INDICADORES são em número de cinquenta (50), estes são desdobramentos das Dimensões, em que se apresentam as várias questões que pormenorizam o funcionamento de um determinado aspecto da tarefa de gestão.

Os DESCRITORES, sempre numa gradação de 1 a 5, apresentam cada indicador em vários cenários - da situação mais crítica (1) à situação mais favorável (5). São detalhamentos dos indicadores, que pontuam a qualidade e gradação (dos pontos fortes aos mais fracos) das condições da existência de cada indicador (apontam como aquele indicador estaria bem ou mal).

A cada pontuação assinalada corresponde uma justificativa. Esta deve ser resultado da discussão coletiva, durante a construção dos diagnósticos. O conteúdo da justificativa será decisivo na qualificação da pontuação, bem como trará elementos importantes na definição de metas do futuro planejamento.

O CICLO ANUAL DO SEAP

O Ciclo Anual do SEAP, nos diferentes níveis institucionais - Escola, Coordenadoria e SEDUC -, está assim representado pela figura abaixo com seus respectivos prazos:

1ª etapa: será elaborado um diagnóstico preliminar pelos participantes, conforme cada nível institucional, a partir da análise das seis dimensões e dos cinquenta indicadores quantitativos contidos no portal operacional do SEAP/RS (https://eap.rs.gov.br) ou no Caderno de Avaliação.

2ª etapa: serão realizadas reuniões do coletivo para análise do diagnóstico preliminar, debates e encaminhamentos. Nesta etapa devem ser escolhidos os representantes para compor a Comissão Representativa de Elaboração e Acompanhamento da Avaliação Institucional da escola/coordenadoria/SEDUC.

3ª etapa: a Comissão Representativa de Elaboração e Acompanhamento da Avaliação Institucional, integrada pelos representantes de cada setor anteriormente escolhidos, após o debate e tomada de decisões, lançarão os dados no portal operacional do SEAP/RS (https://eap.rs.gov.br).

A seguir, a representação gráfica do SEAP em cada unidade educativa.

Na SEDUC

Na Coordenadoria

Na Escola

Cadernos de Avaliação Institucional


Cadernos de Avaliação dos Membros do Magistério


Relatórios Consolidados da Avaliação Externa


Acesso

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